Como se estão a portar os festivais nas redes sociais? Rock in Rio destaca-se no Facebook

A Buzzmonitor, plataforma especializada em gestão de redes sociais, criou um dashboard interactivo que permitirá acompanhar a evolução da percepção, comentários e interacções dos consumidores relativamente a sete festivais diferentes.

O trabalho iniciou-se na semana passada com o NOS Primavera Sound, continuando este fim-de-semana com o Rock in Rio Lisboa e prolongando-se até ao final de Agosto, com a monitorização das interacções relativas ao Vodafone Paredes de Coura.

De acordo com os dados já disponíveis nas horas que antecedem o início da 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa, a rede social mais utilizada para falar sobre o festival é o Facebook (44,5%), seguida do Twitter (38,1%) e do Instagram (16,6%) e, no que toca a patrocinadores, a Câmara Municipal de Lisboa é a mais mencionada (38%), seguindo-se a Hyundai (14%) e a Sapo (10%). Contudo, de forma geral, o sentimento parece não ser o mais positivo, já que 52,9% das publicações tem um teor negativo em relação às 17,9% positivas.

«A possibilidade de criar visualizações de dados em tempo real é revolucionária para a estratégia de redes sociais. Este tipo de olhar não é só fundamental para mensuração de resultados de acções, como para levantamento de oportunidades e correcção de possíveis pontos críticos, dando um suporte anteriormente impossível a ações de marketing de tempo real», diz, em comunicado, Breno Soutto, head of Insights do Elifegroup, consultora especializada em inteligência artificial que engloba a Buzzmonitor.

Esta plataforma digital e interactiva permite acompanhar os conteúdos gerados pelos utilizadores através de diversas análises, tais como o total de interacções por rede social, patrocinadores mais comentados, sentimentos associados ao festival, hashtags mais referidas, artistas mais falados, entre outras.

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