NOS Primavera Sound 2022 gera impacto económico de 36,1 milhões de euros

Chegou ao fim mais uma edição do NOS Primavera Sound, que este ano juntou no Parque da Cidade do Porto 100 mil festivaleiros. O balanço do impacto económico do festival ascendeu a um total de 36,1 milhões de euros graças ao alojamento, às deslocações e às refeições dos participantes nacionais e internacionais.

As conclusões são de um estudo desenvolvido no recinto do evento pelo ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresarias e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa. De acordo com os dados, 37% dos visitantes eram estrangeiros, destacando-se Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Brasil, EUA e Suíça como os principais países de origem.

Para visitantes nacionais e estrangeiros, o alojamento foi a despesa mais significativa (126,90 euros por dia), com 35% dos festivaleiros a escolherem permanecer em hotel, 29% em alojamento local, 18% em casa de amigos e 10% em hostel. O preço foi o factor que mais pesou na escolha da estadia de 42% do público, seguido de proximidade do recinto (25%) e de experiência anterior (13%).

As deslocações e viagens foram a segunda maior despesa para quem visitou a cidade do Porto durante estes três dias (67,90 euros por dia). Entre os gastos, contaram-se ainda refeições (47,20 euros por dia), cultura e lazer (45,30 euros) e compras ou presentes (42,70 euros).

Já dentro do recinto, o gasto médio por pessoa (residentes, visitantes nacionais e internacionais) durante os três dias foi de 136,41 euros, excluindo a aquisição do bilhete ou passe geral. Esta é uma subida de 32% desde 2019, edição em que o gasto médio diário se fixou nos 103,65 euros.

O regresso aos festivais, os palcos e a experiência

O estudo que inquiriu mais de mil pessoas durante os três dias do NOS Primavera Sound revelam mais do que resultados financeiros: 69,8% dos inquiridos afirmou também que esta foi a primeira vez a participar no evento. Além disso, 31,2% já tinha participado em outras edições e 13% nunca falhou uma desde 2012.

A música moveu novos e velhos conhecidos do NOS Primavera Sound, mas há outros factores que se destacam: nos dois primeiros dias de festival, o público apontou as bandas “cabeça de cartaz” como principal razão (4,9, de 1 a 5 pontos) para participar no NOS Primavera Sound. Seguiram-se a “localização” (4,4) e a “reputação do festival” (4,2). A “socialização” (4,1) continua também a destacar-se nos grupos de amigos e famílias presentes no recinto ao longo dos dois primeiros dias.

A “acessibilidade” foi classificada com 4,21, tendo a maior percentagem dos festivaleiros (31,62%) chegado ao recinto através de carro próprio. Aos principais meios de deslocação até ao NOS Primavera Sound juntaram-se ainda autocarro (20,87%), metro (12,43%), TVDE (9,95%) e deslocações a pé (9,24%).

A satisfação dos festivaleiros reflecte-se ainda na vontade de regressar ao festival: 72,11% quer fazê-lo já na próxima edição. Ainda este ano, com a “época de festivais” já aberta, 57,46% tenciona ir a pelo menos dois destes eventos.

Artigos relacionados