Como obter um rendimento extra com Marketing Digital? 5 maneiras

Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”

Numa altura como a que vivemos actualmente, altamente marcada pela inflação e na iminência de uma crise financeira, encontrar maneiras de obter rendimentos extra, além do seu salário principal, pode servir como escapatória em momentos de aperto financeiro ou simplesmente permitir que viva mais confortavelmente. Uma vez que os canais digitais são hoje fundamentais para quem deseja vender produtos e serviços, existem diversas formas de obter um rendimento extra a partir da internet, que podem ajudar a trazer o conforto e a qualidade de vida que desejamos.

Segundo o Ekonomista, publisher online de referência, as competências de comunicação escrita e os conhecimentos sobre Marketing Digital estão entre as competências técnicas mais procuradas no mercado de trabalho. Se está a ler este artigo, certamente possui algum conhecimento ou, pelo menos, interesse na área de Marketing, o que me faz crer que a probabilidade de possuir certas habilidades que lhe permitiriam prestar bons serviços nesta área é relativamente alta. Por isso, é hora de aproveitar as skills que tem para aumentar os seus rendimentos através do Digital!

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a sua acessibilidade. Alguns trabalhos nesta área exigem, obviamente, anos de estudo e experiência, contudo, outros podem ser desempenhados por alguém que seja iniciante. Veremos, de seguida, alguns trabalhos que pode começar a desempenhar no Digital para obter um rendimento extra.

1. Assistente virtual – por norma, assistentes virtuais dão apoio administrativo, fazem gestão de e-mails, gestão de clientes, organização de agenda (compromissos, agendamentos, reuniões, reservas), organização de dados, escrita de conteúdos, gestão de redes sociais, etc., dependendo das necessidades de quem contrata. Existem assistentes virtuais com competências de design, finanças, copywriting, marketing e até de programação. Basta escolher aquilo em que considera ter mais aptidões e apresentar-te ao mundo!

2. Social Media manager – um gestor de redes sociais faz a gestão de marketing e publicidade de uma marca nas redes sociais, com vista à criação de uma boa reputação online, angariação de novos clientes, manutenção da relação com os clientes existentes e respectiva fidelização, de modo a aumentar as vendas. As suas funções incluem gerir a criação e publicação de conteúdo relevante, original e de qualidade para o público-alvo das marcas, gestão de comunidades e planeamento de campanhas de marketing específicas e oportunas, bem como a monitorização dos resultados.

3. Digital copywriter ou Content writer – saber comunicar de forma adequada no ambiente online é fulcral, seja através das redes sociais, por e-mail, ou mesmo no contacto directo com clientes. Porém, muitas empresas não têm internamente alguém qualificado para este trabalho, pelo que acabam por recorrer a freelancers para produzirem os seus conteúdos escritos. Assim, se considera ter boas capacidades de escrita, pode apostar na vertente do Marketing Digital que se dedica à escrita de textos com o objectivo de vender ou fortalecer a relação com os clientes em ambiente online, tornando-se digital copywriter ou content writer.

4. Criar um blog – para ter um blog através do qual consegue obter rendimento, precisa de seleccionar uma área de negócio e produzir conteúdo – preferencialmente em formato de artigos escritos, extensos e completos – relevante para as pessoas e optimizado para SEO (ou seja, para os motores de pesquisa). A monetização deste conteúdo será feita através do Google AdSense, que paga de acordo com o número de visitantes do blog e número de cliques nos anúncios exibidos no mesmo. Qual a forma mais fácil e barata de direccionar as pessoas para o seu blog? Fácil: através das redes sociais e dos motores de pesquisa, como o Google. Por isso, tem de garantir, através do SEO, que os seus artigos são facilmente encontrados pelas pessoas.

5. Marketing de Afiliados – um afiliado divulga produtos de outras pessoas e, a cada vez que alguém comprar usando o seu link de divulgação, recebe uma comissão pela venda. Quem trabalha como afiliado costuma usar bastante o Marketing de Conteúdo — principalmente através de blogs e redes sociais —, criar landing pages e investir em anúncios pagos (Google Ads e/ou Facebook Ads). Deve escolher um nicho, encontrar um bom produto, estudar sobre a persona e investir em conteúdo e tráfego (orgânico e pago), de modo a alcançar mais pessoas para vender o produto e, por conseguinte, receber mais comissões de venda. Pode juntar 2 em 1 e apostar no Marketing de Afiliados dentro do seu blog, onde pode ganhar dinheiro também com o AdSense.

Como vê, o Marketing Digital pode, com certeza, ser uma excelente estratégia para ganhar um rendimento extra. Porém, é preciso fazer a ressalva de que requer, inevitavelmente, algum conhecimento, persistência e tempo de dedicação. Com consistência e alguma paciência, os resultados chegarão.

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