Campanha alerta para cancro de cabeça e pescoço

“Há Batalhas que Deixam Marcas” é o mote da campanha deste ano do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), no âmbito da 4ª semana europeia de sensibilização para este tipo de cancro. Esta acção representa a participação portuguesa na campanha internacional “Make Sense” da Sociedade Europeia da Cabeça e Pescoço e tem como objectivo “recrutar novos soldados para a dura batalha contra esta doença”, segundo é explicado em comunicado.

Ao contrário do que seria expectável, a campanha não tem como público-alvo apenas os cidadãos comuns, mas também os médicos de medicina-geral e familiar. A preocupação com os diferentes públicos justifica-se com a importância do reconhecimento dos sintomas e diagnóstico precoce, dado que o cancro de cabeça e pescoço é o sétimo mais comum em todo o mundo – afecta 686 mil pessoas.

A campanha em Portugal inclui uma sessão formativa gratuita dirigida a médicos, a participação na 3ª edição da Marginal à Noite (Matosinhos) e a distribuição de folhetos informativas e divisas em forma de autocolante, fazendo referência ao soldado retratado na imagem desenvolvida. Vão também ser afixados cartazes nos centros de saúde e hospitais.

Ana Castro, médica oncologista e presidente do GECCP, explica que com o conceito “veterano de guerra” pretendem «demonstrar que a luta contra o cancro é uma batalha pessoal que os doentes travam diariamente e que precisam de ganhar». A responsável acrescenta ainda: «É um caminho penoso e que é preciso lutar como um verdadeiro soldado.»

Mas, neste caso, os soldados não são somente aqueles que passaram pelo cancro. Qualquer pessoa que queira apoiar os dentes oncológicos, mostrando que não estão sozinhos, pode fazer parte do movimento ao partilhar, nas redes sociais, a hashtag #HaBatalhasQueDeixamMarcas.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel
Automonitor
Sem paciência para trotinetes elétricas? Vêm aí as trotinetes autónomas!