NOS: Ao lado dos clientes… Das comunicações aos seguros

Quando se pensa na NOS, seguros pode não ser a primeira palavra que vem à cabeça, mas isso está prestes a mudar. A operadora de telecomunicações é, agora, uma opção para quem procura contratar seguros de factura, viagem e smartphones usados. Uma estratégia que ajuda a marca a expandir a oferta junto dos consumidores e a alargar o seu raio de acção.

José Pedro Teixeira, director de Gestão de Produto, confirma isso mesmo: «O reforço do nosso portefólio com a disponibilização dos seguros deve-se ao compromisso da NOS em entregar produtos e serviços relevantes que respondem às necessidades, cada vez mais digitais, dos nossos clientes.» Além disso, ao fazer a ponte entre os portugueses e um conjunto de seguros de diferentes áreas e com uma forte componente digital, fortalece também o seu posicionamento enquanto marca que investe na inovação e na experiência do cliente, «disponibilizando o seguro certo, no momento certo, da forma certa e ao cliente certo».

Quanto às áreas escolhidas para iniciar esta aventura por uma nova área de negócio, a NOS começou por apostar em três modalidades decorrentes da identificação de necessidades dos clientes. Ao analisar os seus hábitos, o tipo de produtos que adquirem e o seu estilo de vida, a marca percebeu que factura, viagem e smartphones usados seriam os seguros mais relevantes.

No caso do seguro de factura, por exemplo, o contexto actual de incerteza em termos da vida económica das famílias portuguesas, alimentado pela pandemia de Covid-19, foi um dos critérios tidos em consideração no desenho desta modalidade. Este produto tem como propósito garantir o pagamento da factura de telecomunicações em situações como desemprego involuntário, incapacidade temporária para trabalhar, situações de hospitalização, invalidez ou morte. Na prática, o cliente com este seguro pode receber um crédito em factura entre 500 e 2.400 euros, caso se encontre em alguma das situações inesperadas abrangidas pelo mesmo.

O seguro de factura nasce de uma parceria com a MetLife e não requer fidelização. Além disso, a NOS oferece a primeira mensalidade. A partir daí, o custo mensal do seguro é de 1,49 euros (com impostos incluídos).

O seguro de viagem está adaptado ao estilo de vida actual, sendo também um seguro 100% digital, tanto no processo de adesão, como na gestão. José Pedro Teixeira sublinha ainda que as coberturas (incluindo situações relacionadas com a Covid-19) foram desenhadas para permitir que os clientes voltem a viajar com tranquilidade e segurança.

Em parceria com a Fidelidade, a NOS apresenta um seguro contratado ao dia e que inclui, entre outras, coberturas de despesas médicas no estrangeiro, assistência em viagem, aconselhamento médico por videoconsulta, protecção Covid-19, despesas de tratamento em Portugal, consulta de viajante e, ainda, acesso ao lounge de aeroportos em caso de atraso de voo. Os clientes que contratarem este seguro podem juntar também coberturas opcionais, nomeadamente indemnização por danos causados à bagagem acompanhada, reembolso de despesas pagas em caso de cancelamento ou redução de viagem, em caso de interrupção da viagem ou por atraso da transportadora. O seguro terá um custo a partir de 1,49 euros ao dia (com impostos incluídos), por pessoa segura.

Por fim, a NOS disponibiliza também um seguro de smartphones usados que vem preencher uma lacuna no mercado. Segundo o director de Gestão de Produto, trata-se de uma solução «pouco usual, ao oferecer a possibilidade aos clientes de aderirem a um seguro de danos e roubo mesmo para equipamentos usados ou adquiridos noutras lojas». Neste caso, o seguro garante a cobertura de equipamentos não adquiridos nas lojas NOS ou adquiridos há mais de 30 dias, incluindo smartphones, mas também tablets e smartwatches, entre outros.

O seguro de smartphones usados foi desenvolvido pela Habit em parceria com a Allianz Partners e à medida para clientes NOS. O novo produto vai estar disponível a partir de 2,99 euros por mês (com impostos incluídos), com a oferta da primeira mensalidade e coberturas como: danos acidentais (ecrã partido e derrame de líquidos, por exemplo), roubo ou furto.

«Todos estes seguros têm como objectivo criar uma experiência diferenciadora para os nossos clientes e trazer maior conforto na utilização de produtos e serviços da NOS, cada vez mais críticos para o dia-a-dia», acrescenta José Pedro Teixeira. Os seguros podem ser contratados através da app NOS ou na grande maioria das lojas NOS (só aplicável para o seguro de factura).


PARCERIAS SEGURAS

Para apresentar esta novidade, a NOS estabeleceu parcerias com empresas com um percurso já consolidado no mercado, com os conhecimentos e a experiência necessários para contribuir para o sucesso desta aposta. Segundo José Pedro Teixeira, «cada seguro foi pensado para entregar a melhor experiência, a melhor cobertura e o melhor preço aos clientes». Para isso, conta, a NOS foi à procura dos parceiros que pudessem assegurar estes requisitos específicos e à medida de cada um dos produtos que pretendiam introduzir no mercado.

Além dos parceiros seguradores (MetLife na factura, Fidelidade na viagem e Allianz Partners nos smartphones usados), a NOS fechou também uma colaboração estratégica com a Habit, tendo em vista o desenvolvimento de uma solução personalizada. Considerando que o objectivo era, por um lado, disponibilizar uma multiplicidade de seguros e, por outro, garantir que estes estavam adaptados às necessidades dos clientes, era preciso levar a jogo um parceiro com o mesmo alinhamento.

A NOS procurava também um parceiro que lhe permitisse aproveitar a estrutura central de telecomunicações que, naturalmente, já possui. «Estes são os alicerces da nossa parceria com a Habit, uma das mais distinguidas insurtechs a nível internacional. Esta startup opera uma plataforma de integração de seguros diferenciadora, criando novas soluções para as seguradoras tradicionais que contribuem para o processo de digitalização dos seguros e consequente distribuição de seguros de forma contextual », refere José Pedro Teixeira.

O resultado é uma parceria que permite aliar a tecnologia de última geração da NOS a uma empresa já com provas dadas no sector. Desta forma, a NOS garante que a componente de inovação que sempre a acompanhou continua presente e que o seu papel enquanto motor de transformação digital sai reforçado.


SEGUROS PARA TODOS

«Os seguros destinam-se a todos os clientes particulares da NOS. Nesta fase de lançamento, está disponível apenas para clientes com serviço de Internet Fixa ou Televisão NOS, mas o plano passa por disponibilizar a todos os nossos clientes», adianta o director de Gestão de Produto, desvendando que “expansão” deverá ser palavra de ordem no futuro desta área de negócio. Como acontece nas demais áreas de negócio, a NOS refere que vai acompanhar de perto a evolução do mercado, para ocupar sempre um lugar relevante na vida das famílias e da sociedade, contribuindo activamente para facilitar o acesso aos produtos e serviços tecnologicamente mais avançados.

Por isso mesmo, «será natural que a NOS evolua a sua oferta de seguros, por forma a garantir sempre a resposta mais adaptada às necessidades dos portugueses». Embora ainda não possa revelar quais serão os próximos seguros disponibilizados, não há espaço para dúvidas: haverá mesmo novos produtos, que estão já a ser identificados e construídos para e com os clientes.


INOVAÇÃO COMO ESTRELA-GUIA

Na base da aventura que a NOS inicia no mundo dos seguros está a inovação, um dos principais pilares da marca e de todo o seu negócio. A NOS apresenta-se mesmo como a empresa que mais investe em inovação, estando comprometida em disponibilizar o melhor entretenimento, os melhores produtos e, ainda, os melhores serviços. A operadora tem também como ambição liderar a transformação digital em Portugal e manter uma relação de proximidade e transparência com os seus clientes: «Este é o posicionamento que acreditamos que esta novidade reforça», indica o responsável da NOS.

Mais do que isso, a disponibilização de seguros demonstra que a NOS «não só inova no seu sector core – telecomunicações – como também acrescenta valor noutros sectores relevantes para os seus clientes». Mais do que uma operadora que oferece pacotes de comunicações móveis, internet e televisão, a NOS quer ter uma presença transversal no dia-a-dia da população, acompanhando os portugueses em diferentes áreas e estando ao seu lado quando mais precisam.

No futuro, a diversificação do portefólio de serviços continuará a guiar a estratégia da NOS, já que o investimento em inovação é constante. «Os seguros são, definitivamente, um marco», mas não são o único destaque no horizonte da NOS, indica José Pedro Teixeira. «A chegada do 5G permite-nos abrir inúmeras portas que já estamos a explorar», explana, acrescentando que «poderão surgir serviços dos mais diversos sectores, sempre alavancados na mais avançada tecnologia e com o intuito de proporcionar a melhor experiência aos clientes».

Para já, no entanto, importa comunicar a nova oferta de seguros. Tendo em conta que os três produtos foram desenhados a pensar no futuro e com o digital na sua base, os canais de comunicação privilegiados serão, precisamente, os digitais. A app NOS, a partir da qual é possível contratar os seguros, assume um papel fundamental nesta tipologia de produtos e na experiência construída neste âmbito. É através da sua aplicação móvel que a NOS interage com os clientes que contratam seguros.

«Todas as jornadas associadas a este produto têm vida na app NOS. A digitalização é um dos eixos estratégicos da empresa, transversal a todas as operações e lançamentos», remata José Pedro Teixeira.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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