Fidelidade: Os seguros como força motriz de uma maior sustentabilidade: Saúde e Poupança

Por Sérgio Carvalho, director de Marketing da Fidelidade

Quase dois anos após o início de uma conjuntura marcada pela pandemia de Covid-19 e numa altura em que, apesar dos sinais de optimismo em torno da saúde, não podemos afirmar com segurança que a situação está controlada, até porque muitas das consequências económicas começam a sentir-se apenas agora em alguns sectores de actividade, com impacto na vida de muitos portugueses, uma reflexão sobre as principais mudanças que vieram para ficar, após esta atípica época, pode ser, porém, pertinente. Antecipando já qual poderá e deverá ser o papel das seguradoras no contexto futuro, considerando o papel estratégico que desempenham na sociedade e o seu dever para com a sustentabilidade do todo.

A missão da actividade seguradora confere-lhe, na verdade, a possibilidade de intervir em áreas tão diversificadas como as alterações climáticas, as catástrofes naturais, as questões referentes à saúde e prevenção, as problemáticas relacionadas com o aumento da longevidade, entre muitas outras, alavancando as mudanças de comportamentos ao nível dos indivíduos, mas também das empresas, influenciando as políticas públicas e sendo capaz, até, de substituir, gradualmente, o papel social do Estado.

Se considerarmos o sector da saúde, um dos eixos prioritários desta crise pandémica, que apanhou de surpresa o mundo, alterando vidas e levando todos a equacionar o futuro, alguns dos mais recentes estudos que estão a ser conduzidos permitem- nos já ter acesso a alguns dados de maior importância, que nos dão mais informações sobre o contexto actual e impelem a agir no imediato.

Como exemplo, vou usar os dados preliminares de um inquérito feito pela Fundação Manuel dos Santos sobre os Impactos da Covid-19 em Portugal, que nos alertam e demandam uma actuação urgente.


PARA LÁ DO VÍRUS: “NÃO HÁ SAÚDE SEM SAÚDE MENTAL”

Os efeitos da pandemia não se fazem sentir apenas entre os que contraíram o vírus. Uma percentagem elevada da população, sobretudo os mais jovens, com idades entre os 15 e 20 anos, revelou que a pandemia teve impactos negativos na qualidade do sono, no peso, tendo muitos aumentado o consumo de álcool, tabaco e iniciado a toma de fármacos psicotrópicos.

Significa isto que a pandemia não teve apenas consequências físicas e que afectou muito a saúde mental dos portugueses. Neste inquérito, em cada 20 entrevistados, um desenvolveu doenças crónicas graves durante a pandemia, como a doença mental.

No dia 10 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, numa época em que a população parece ter finalmente despertado para a sua importância e dá os primeiros reais passos para a desconstrução do estigma associado a este tipo de doenças.

Neste âmbito, é imperativo que as seguradoras, com papel activo na complementaridade do Sistema Nacional de Saúde e na prevenção da saúde da população, tenham também uma voz activa nesta temática, promovendo a protecção dos seus clientes.

Portugal é o 5.º país da UE com o nível mais elevado de prevalência de doenças mentais. Aproximadamente 20% da população portuguesa tem uma doença mental e 50% já teve ou terá uma doença deste âmbito no decorrer da sua vida.

As perturbações mentais e do comportamento representam 11,8% da carga global das doenças em Portugal, mais do que as doenças oncológicas (10,4%) e apenas ultrapassadas pelas doenças cérebro-cardiovasculares (13,7%).*

* (DGS, Saúde Mental em Números – 2014).


MULTICARE PIONEIRA NO TRATAMENTO DA SAÚDE MENTAL

Na Fidelidade não podíamos ficar indiferentes a esta realidade e, por isso mesmo, a Multicare, seguradora de saúde do grupo, volta a ser pioneira no lançamento de uma cobertura diferenciadora que abrange a prevenção e o tratamento da saúde mental de foro psiquiátrico.

Desta forma, internamento psiquiátrico, consultas de psiquiatria e psicologia e sessões de psicoterapia passaram a estar garantidos nos seguros standard em comercialização, com capital para Consultas, Exames e Tratamento (Ambulatório), quer em contratos novos, quer em contratos já em vigor.

Adicionalmente, a Multicare reforçou a protecção na saúde mental em todos os seguros standard em comercialização, através do Programa Multicare Vitality, complementando o incentivo e a recompensa de estilos de vida saudáveis com questionários de autoconhecimento no âmbito da saúde mental, da cobertura de Medicina Online, lançando novos serviços de saúde mental que complementam a consulta de Psicologia – consulta da parentalidade, o programa Dormir Melhor e o programa de Gestão de Stress e Ansiedade, e alargando o leque de parceiros da Rede de Cuidado e Bem-Estar, de modo a incluir meditação e mindfulness, yoga, sono e coaching, entre outros.

A saúde mental deve ser valorizada por todos e, por isso, damos este passo importante para proteger de forma mais abrangente quem confia em nós.

Dormir bem, fazer exercício, comer de forma saudável, saber gerir o stress ou partilhar as angústias são comportamentos que contribuem para prevenir problemas do foro psíquico e a doença mental.


PROGRAMA MULTICARE VITALITY PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

É por isso mesmo que continuamos fortemente empenhados na divulgação do programa Multicare Vitality, associado naturalmente aos seguros de saúde Multicare, mas também a alguns seguros de vida Fidelidade.

O Multicare Vitality é um programa de saúde e bem-estar, com mais de 20 milhões de utilizadores em todo o mundo, e os números são incontestavelmente reveladores da sua potencialidade: a actividade física dos membros Vitality aumentou 50% em cinco anos, o que consequentemente se traduziu numa redução de 10% no número de internamentos e numa baixa de 16% na taxa de mortalidade.

Para nós, Fidelidade e Multicare, o programa Vitality representa a possibilidade acrescida de contribuirmos para a nossa missão de garantir a sustentabilidade da sociedade. Uma população saudável vive mais tempo mas com qualidade de vida, factor determinante quando a longevidade é cada vez maior; uma população saudável torna-se mais produtiva – não me refiro apenas ao desempenho da actividade profissional mas a todas as áreas em que podemos actuar; uma população saudável aporta menos encargos de saúde, permitindo uma redução nos encargos deste sector; por último, mas não menos relevante, uma população saudável, que pratique regularmente uma actividade física, estará menos permeável também às naturais consequências psicológicas que estes dias acarretam.


REFORÇAR A POUPANÇA DE SEGURANÇA ESTÁ NO TOPO DAS PRIORIDADES

Mas não só. Reforçar a poupança de segurança está no topo das prioridades. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no final de 2020, Portugal apresentava uma taxa de poupança de 12,8% face aos 7,1% de 2019. Da mesma forma, segundo o European Consumer Payment Report de 2020, mais de seis em cada dez (66%) consumidores portugueses afirmam que melhorar a sua segurança financeira se tornou uma das suas principais prioridades desde o início da crise da Covid-19.

Devido à abrangência da actividade seguradora, é difícil o foco em áreas prioritárias, se considerarmos o dever de contribuir para uma maior sustentabilidade, não apenas ambiental, mas também social e económica. Neste sentido, a estratégia da Fidelidade incide essencialmente no desenvolvimento de soluções que, além de serem relevantes para o negócio, permitem dar respostas a questões de interesse nacional e a situações que podem provocar grandes desigualdades sociais.

Assim, também o desenvolvimento de produtos para facilitar o acesso à poupança e sensibilizar os portugueses para a necessidade de preparar o futuro está no topo das prioridades, quer transferindo para a poupança parte da satisfação associada ao consumo e invertendo a inércia que inibe os comportamentos de poupança, quer desencadeando um efeito de contágio na adopção de uma nova mentalidade.

De acordo com o Inquérito Internacional de Literacia Financeira promovido pela OCDE, em 2018, Portugal apresentava uma percentagem de adultos com literacia financeira de 26%, a pior em toda a Europa Ocidental. Em 2020, o mesmo inquérito revelou dados positivos, tendo Portugal ficado em 7.º lugar no indicador global de literacia financeira, alcançando 13.1 pontos (de 21 pontos possíveis), um pouco acima dos 12.7 pontos que constituiu a média dos países participantes.


POUPANÇA E INVESTIMENTO COM A FIDELIDADE

A pandemia terá trazido para a ordem do dia a necessidade de constituir reforços ou poupanças para poder fazer face a outras eventualidades. Por outro lado, uma vez que a maioria dos portugueses que não sofreu o impacto económico-financeiro da conjuntura conseguiu de facto poupar, pela redução directa do consumo, houve um despertar do interesse e da procura de soluções para aplicação e rentabilização do dinheiro.

Com a rentabilidade de instrumentos financeiros tradicionais próxima de 0%, o bom desempenho de produtos associados a fundos que oferecem um maior potencial de rentabilidade abriu várias oportunidades que estamos a explorar.

Sabemos que temos de despertar o interesse e consciencializar para a importância de poupar e investir, com soluções atractivas e simples de utilizar. Para isso, desenvolvemos o Fidelidade Savings, um seguro de vida individual que integra soluções de poupança e investimento que permitem definir objectivos ou realizar investimentos, de forma 100% digital, através da aplicação MySavings. Destina-se a quem quer poupar ou investir a curto ou médio prazo. Mas temos vindo a trabalhar noutras soluções, como as séries de Investimento, como opção para quem procura maior rendibilidade das suas poupanças a médio prazo e que constituem também um reforço do apoio e confiança às empresas portuguesas, bem como em soluções inovadoras no âmbito dos Planos de Poupança Reforma.

Temos assim soluções para a fase de acumulação e desacumulação inerentes à gestão do ciclo de vida e, principalmente, temos o know-how e expertise. Vamos continuar a trabalhar, atentos ao mercado e às necessidades dos clientes, para conseguir dar resposta a esta que é uma necessidade da sociedade e que contribui, a par com as soluções de saúde, para uma maior sustentabilidade futura, sendo por isso eixo estratégico da nossa actuação nos próximos anos.


CORRIDA MULTICARE VITALITY POR UMA CAUSA MAIOR

É por pretendermos promover cada vez mais a prática do exercício físico e a adopção de hábitos de vida saudáveis entre todos, que em Outubro lançámos a 1.ª Corrida Multicare Vitality, que contou com a presença dos embaixadores deste programa, Isabel Silva, Nelson Évora e Helena Isabel.

Foi a nossa primeira experiência neste tipo de eventos, mas a adesão e o feedback que recebemos incentivam-nos a continuar e certamente iremos ainda mais longe. Até porque, como decidimos realizar a corrida exactamente no dia 10 de Outubro, data que assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, o valor das inscrições reverteu para o Manicómio. Talvez a pandemia tenha despertado realmente a população para a importância da prevenção, de hábitos de vida saudáveis e de ter maior protecção na saúde, quando necessário, porque ter ou reforçar os seguros de saúde é um dos objectivos de alguns portugueses, segundo o “Vidas em Continuidade, Covid-19”, um estudo realizado pelo The Consumer Intelligence Lab.


APOIO ESPECIALIZADO ÀS EMPRESAS

A nossa dimensão e solidez, reconhecidas no mercado, e a actuação contínua, com base em políticas de gestão de risco prudentes e níveis de provisionamento acima do mercado, permitem-nos, de forma sustentável, proteger adequadamente os nossos clientes. Desenvolvemos todas as diligências para honrar, mais do que nunca, o dever de assegurar a sustentabilidade dos nossos clientes que, além das questões de saúde, sofreram os impactos económicos da paralisação ou diminuição da sua actividade profissional. As cerca de 300 mil empresas nossas clientes têm merecido especial atenção e continuamos a aplicar grande esforço de análise e operacionalização para garantir, na medida do que nos é possível, o equilíbrio financeiro das mesmas e a sua sustentabilidade futura. Foram várias as medidas de mitigação que adoptámos e estamos preparados para analisar cada caso, com a ajuda dos nossos parceiros especializados neste segmento e, paralelamente, estamos a desenvolver medidas específicas para contribuir para sectores estratégicos para o País, como a restauração e o turismo. Porque este é o papel que nos cumpre.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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