Mitsubishi Motors: Novo alento para os desafios

O ano de 2020 foi um ano de enormes desafios para a Mitsubishi Motors e para a Fuso, em que todos os intervenientes do negócio tiveram de ter a capacidade e elasticidade para se reinventar, sem perder o foco no cliente e, em simultâneo, assegurar a protecção de todos os seus colaboradores.

«O ano de 2020 foi muito duro para todos os operadores, afectando com mais intensidade as vendas de passageiros, com incidência no cliente particular, que travou a fundo. As vendas a rent-a-car também sofreram uma quebra nunca vista, com muitas entregas previstas para Março a serem canceladas de um momento para o outro, com impacto tremendo nos stocks das marcas», afirma Miguel Santos, director de Marketing e Comunicação da Mitsubishi.

Na performance da marca, os veículos comerciais tiveram um comportamento mais positivo e registaram uma tendência de quebra menos acentuada, com reflexo na Canter e na pick-up L200.

A actividade de pós-venda acabou por ter um comportamento mais estável, até porque a operacionalidade das oficinas, apesar de medidas restritivas, foi sempre mantida.

Já este ano, Miguel Santos afirma que existem sinais claros de recuperação, com incidência no segmento de comerciais, destacando o aumento de 44% das vendas da Canter no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2020.

«Esta tendência muito positiva deixa-nos muito satisfeitos, até porque representa um sinal claro de confiança por parte do tecido empresarial e de uma retoma acentuada de alguns sectores da economia. Esta tendência é semelhante no segmento pick-up, com a L200 a apresentar um crescimento de vendas acima dos 20%, em grande parte devido ao bom momento que o sector agrícola vive. Por outro lado, a procura e pedidos de antecipação de entregas por parte das empresas de rent-a-car é outro indicativo muito positivo », comenta.

Apesar dos sinais de recuperação, o ano de 2021 continuará a ser de enormes desafios no que diz respeito à comunicação, tanto com os clientes como com a rede de concessionários. «As acções BTL ainda são muito constrangidas, o que, no nosso sector, acaba por ser uma limitação grande, pois a experiência de conhecer o automóvel, através de um test drive, continua a ser muito relevante.»

Quanto a novidades, destaque para o lançamento do novo Eclipse Cross PHEV, um modelo que surge electrificado e redesenhado e que eleva as expectactivas da marca para a prestação no segmento C-SUV.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas e o Mercado Automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 299) da Marketeer.

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