EDP: Energia desportiva limpa

Uma estratégia assente nos pilares da proximidade com o público e promoção da vida sustentável e de fazer desportos ao ar livre. Foi nesse contexto que surgiu o apoio ao surf por parte da EDP. Um apoio que cumpre o objectivo central de promover hábitos de vida saudáveis através da prática desportiva, ao ar livre, em contacto com a natureza, ao mesmo tempo que tem a vantagem adicional de ser um excelente veículo de exportação e de promoção de Portugal no exterior. «É, portanto, um encaixe perfeito na matriz da EDP. O grupo promove a sustentabilidade, ambiental, social e económica e a água é um dos principais recursos que nos permitem produzir energias renováveis», salienta Teresa Loreto, responsável da Direcção de Marca da EDP.

A responsável salienta que o posicionamento da EDP na modalidade do surf está alinhado com a estratégia e o negócio do grupo, pois trata-se de uma aposta num desporto de mar, um desporto limpo, tal como a aposta da EDP na produção de energias renováveis. «Hoje, a EDP está presente em 19 países e é um dos maiores produtores, a nível mundial, de energia limpa.»

A aposta no desporto – e nos últimos anos vocacionada para os desportos do mar – é uma forma de o grupo partilhar alguns dos seus valores com a sociedade civil, clientes e também com os seus colaboradores: «O gosto pela prática desportiva e a adopção de hábitos de vida saudável são as mensagens-chave desta aposta.» Além disso, o target é bastante alargado, indo dos 8 aos 80 anos.

O início da relação da marca com o surf remonta a 2010. Desde então, a marca EDP já teve iniciativas como o maior número de surfistas a surfar a mesma onde, que foi para o Guinness, o EDP Surf Spot, entre outras.

Pandemia não pára o surf

Este ano, devido à Covid-19 e por decisão da WSL (World Surf League), os campeonatos EDP Billabong Pro Ericeira e MEO Rip Curl Pro Portugal foram adiados para 2021.

Teresa Loreto lembra que o EDP Billabong Pro Ericeira é uma prova que tem uma grande projecção a nível nacional e internacional. «É uma prova relevante dentro da modalidade, pelo que faz parte da nossa estratégia de actuação já desde 2017, e onde os surfistas conseguem pontuação para estarem presentes no MEO Rip Curl Pro Portugal, onde também estamos presentes como sponsor. A mudança do evento para a Ericeira teve uma grande projecção, o que faz com que a marca seja projectada a nível internacional.»

No entanto, perante um cenário de pandemia, a EDP reagiu e fez acontecer o EDP Surf Experience, que decorreu entre os dias 7 e 14 de Setembro. No EDP Surf Experience, para além da experiência de surfar, a EDP proporciona também aulas de ioga e a oportunidade de fazer workshops de desenho e pintura com João Cardoso, mais conhecido por Cardoz. O jovem artista de 24 anos já viu o seu trabalho exposto na feira ARCO em 2018 e 2019. Desde Junho de 2018, tem o seu próprio estúdio, onde é possível ver o seu trabalho, o CO-HOP.

Esta acção nasceu com o objectivo de proporcionar uma experiência e um dia diferente a várias crianças de instituições de solidariedade social. A iniciativa EDP Surf Experience abrange ainda a oferta de aulas de surf também ao público que passar pelas praias e que queira experimentar a modalidade.

Para a aula de surf gratuita a EDP disponibiliza o fato, a lycra e a prancha, dando assim a todos os interessados a oportunidade de desfrutarem de um momento de lazer e de prática de desporto ao ar livre.

Uma acção, de resto, que teve um impacto muito positivo, tendo esgotado todas as inscrições disponíveis. Durante oito dias, mais de 200 crianças puderam ter um dia diferente. Devido à Covid-19, foram tomadas todas as medidas para que os visitantes pudessem participar com total segurança.

Novamente a surfar as ondas está o EDP Mar Sem Fim, que surgiu com a 1.ª temporada em 2014/2015. Trata-se de um projecto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas, que pretende funcionar, também, como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas portugueses de ondas grandes, promovendo o desenvolvimento do surf e do turismo em Portugal. Teresa Loreto sublinha que o projecto visa, essencialmente, desenvolver o surf de ondas grandes no País, através de um conjunto de explorações com alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes em Portugal, complementado com a atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objectivos do projecto.

Os prémios XXL EDP Mar Sem Fim são o ponto alto da época de ondas grandes em Portugal. Neles reúnem-se os melhores surfistas nacionais e alguns internacionais, para a cerimónia onde são premiadas as melhores ondas surfadas ao longo de toda a temporada. Este ano celebra-se a 6.ª edição dos prémios que, no total das edições anteriores, já premiaram dezenas de surfistas. Este ano, a entrega de prémios das ondas XXL será feita de uma forma diferente e que tem vindo a ser “normal” nos dias que correm. «Vamos fazer a gala de entrega de prémios de forma virtual. O evento irá decorrer no mês de Novembro.»

Mas os planos não se ficam por aqui. «Como forma de reforçar a nossa presença na área do surf, não tendo o EDP Billabong Pro Ericeira este ano, apoiamos o patrocínio do MEO Portugal Cup of Surfing, que foi um campeonato, criado pela WSL, com o objectivo principal de voltar a reunir os melhores surfistas no País, continuar a promover a prática da modalidade e Portugal como um dos melhores locais, com as melhores ondas, para a prática do surf.»

O MEO Portugal Cup of Surfing decorrerá de 28 de Setembro a 2 de Outubro e terá lugar antes do início do Championship Tour de 2021. É um evento global que decorrerá entre Portugal e França. Em Portugal, o evento móvel pode decorrer em qualquer lugar da costa portuguesa, dependendo das condições. Onde as ondas estiverem boas, é onde o evento acontecerá. Será o swell a ditar a escolha da localização, entre os spots da Costa de Caparica, Ericeira, Peniche, Nazaré ou qualquer outro lugar que ofereça as melhores ondas naqueles dias.

A EDP acredita que tem uma energia capaz de fazer a diferença. «A EDP é humana, inovadora e sustentável. São estes os pilares da marca. Acima de tudo, assume-se como uma marca construída e ligada por pessoas, fiel aos seus clientes, parceiros e comunidades que serve», sublinha a mesma responsável. É uma marca que, ao apoiar estas provas, reforça os seus valores para com as pessoas e é reconhecida por isso. O retorno mediático tem vindo a subir nesta área, «o que é um resultado muito positivo».

Recorde-se que, no ano passado, a EDP estreou um novo posicionamento para a área do desporto, que foi materializado no claim “Let’s Go”. Trata-se de uma forma de estar que a marca de energia quer assumir e entregar à comunidade, através de todas as experiências que proporciona e irá proporcionar nos próximos meses.

«Representa uma forma de comunicar mais descontraída, próxima e divertida. Daí que todos os elementos que compõem a nova linha gráfica representem diversidade de cores e formas, apostando em imagens emotivas, bem-dispostas e autênticas», sublinha a responsável da Direcção de Marca da EDP. Na verdade, a EDP assume-se como a “energia oficial do desporto” já que, além do surf, é ainda patrocinadora de outras modalidades e eventos desportivos, de que são exemplo o ciclismo e as maratonas.

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