Super Bock Group: Um brinde ao planeta

No ano passado, durante a primeira vaga da pandemia de Covid-19 no País, Super Bock abriu a torneira da solidariedade para ajudar a combater a crise pandémica. A marca desenvolveu um projecto pioneiro de fabrico de álcool-gel a partir da produção da sua cerveja sem álcool – Super Bock Free, renomeada Super Doc, numa edição especial de apoio ao SNS –, criou a plataforma Bock in Business para a aquisição de vouchers de consumo para apoiar o canal Horeca (na altura de portas fechadas), ou a campanha “Amigo que tem um amigo”, na qual disponibilizou as suas redes sociais para dar a conhecer projectos que precisavam de ajuda. Já este ano, lançou uma edição especial de garrafas Super Bock com gargantilhas de cores diferentes que promoveram uma experiência de consumo mais segura.

Estes são apenas alguns exemplos da actuação do Super Bock Group e das suas marcas na área da sustentabilidade e responsabilidade social. Contudo, o grupo não tem esperado por momentos de excepção para tomar acções. Pelo contrário, «esta é uma prioridade que encaramos com seriedade há vários anos, por estarmos conscientes do nosso papel e do impacto que a nossa actividade tem na sociedade. Procuramos agregar sustentabilidade a tudo o que fazemos, enquanto agentes responsáveis e comprometidos com uma mudança efectiva e com um futuro melhor para as próximas gerações», assegura Graça Borges, directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group.

Na área da sustentabilidade, o grupo definiu os eixos social, económico e ambiental como prioritários, resumidos em 3 P’s: Pessoas, Prosperidade e Planeta. Nesta área, o foco do Super Bock Group está na criação de um modelo de operação cada vez mais circular, inteligente e inclusivo. Em particular no eixo ambiental, onde se centra em três áreas focais de actuação: mais packaging circular, promovendo a redução de plástico de uso único e o uso de embalagens reutilizáveis e/ou 100% recicláveis; menos água, reduzindo o impacto hídrico da sua actividade, através de uma gestão mais eficiente; e menos carbono, através de uma maior integração de energias verdes e redução de emissões de gases com efeito de estufa.

«Desenvolvemos projectos estruturantes com um grande foco na construção de uma forte política de responsabilidade social corporativa, na aplicação das melhores práticas e soluções ao longo de toda a cadeia de valor, de forma a conseguir mitigar a pegada ecológica das marcas, e no trabalho colaborativo dentro e fora da organização», frisa a responsável.

 

#PROBABLYBETTERNOW

A actuação do Super Bock Group na área da sustentabilidade e responsabilidade social está ainda em linha com vários Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. «Enquanto grupo – e sendo a maior empresa portuguesa de bebidas e a cervejeira portuguesa que mais contribui para a economia nacional – procuramos fomentar o crescimento económico (ODS 8) e contribuir para a indústria, inovação e infra-estruturas (ODS 9)», explana Graça Borges. «Este segundo objectivo é transversal às marcas do grupo, através das quais temos combinado a responsabilidade social e ambiental com a inovação e a criatividade», reitera.

Concretizando a visão do grupo de promover a produção e consumo sustentáveis (ODS 12), recentemente a marca Vitalis colocou no mercado a primeira garrafa com plástico 100% reciclado (rPET). Trata-se de uma garrafa de 1,5 L feita a partir de mais de três garrafas de plástico de 33 cl, que permitirá ao Super Bock Group deixar de utilizar, anualmente, mais de 6,3 toneladas de novo plástico.

Também a marca Carlsberg tem vindo a trabalhar no sentido de contribuir para a eliminação do plástico de uso único. Este ano, a marca lançou no mercado português o snap pack, uma tecnologia pioneira a nível mundial que permite unir as latas de cerveja, e que veio reduzir o risco de resíduos poluentes e diminuir as emissões de dióxido de carbono, bem como a dependência dos invólucros baseados em combustíveis fósseis. Globalmente, esta inovação permite reduzir a utilização de plástico em 76% e a meta é conseguir poupar cerca de 1200 toneladas de plástico por ano – o equivalente a 60 milhões de sacos de plástico –, após a conversão de todos os packs de seis latas em snap packs.

Ainda este ano, a marca Carlsberg criou o movimento #probablybetternow, em parceria com a ANP|WWF, uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), que junta a Associação Natureza Portugal (ANP) e a World Wide Fund for Nature (WFF). Este projecto, que se enquadra na protecção da vida marinha (ODS 14), visa «sensibilizar a sociedade para a importância do Estuário do Tejo e da sua biodiversidade, promover o conhecimento e apoiar a preservação dos golfinhos-comuns e mitigar o impacto humano no ambiente marinho, considerando que o plástico, quando não é reciclado ou depositado em aterros sanitários, acaba por tornar-se lixo marinho», explica a directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group.

Até ao momento, o projecto resultou na criação da plataforma probablybetternow.com, onde são disponibilizadas várias acções de voluntariado e informação sobre este movimento; na criação de um jogo virtual que desafiou os consumidores a recolher, através de realidade aumentada, a maior quantidade possível de plástico do oceano, com a distribuição de prémios para os melhores classificados; e na oferta de um mural de arte urbana à cidade de Lisboa, localizado numa empena virada para a biblioteca de Alcântara, da autoria do artista Edis One.

A ANP|WWF é também parceira da marca Pedras no contributo para comunidades sustentáveis (ODS 11) e na protecção da vida terrestre (ODS 15), uma acção materializada no projecto de restauro ecológico dos terrenos contíguos ao Pedras Salgadas Spa & Nature Park. Este projecto vai permitir expandir espaço arbóreo do parque de 20 para 26,3 hectares, tendo por base uma lógica agroflorestal para recuperação dos solos, aumento da capacidade de retenção de água e potencial para sequestrar entre 25 e 69 toneladas de CO2/ano.

 

PELO BEM DO AMBIENTE

Ainda no que respeita à criação de um modelo operacional circular e mais amigo do ambiente, o Super Bock Group tem vindo a realizar diversos estudos e projectos na área hídrica nos vários centros de produção do grupo, de forma a promover o uso cada vez mais eficiente de água. Fruto deste investimento, entre os anos de 2010 e 2018 o grupo do sector das bebidas conseguiu reduzir em cerca de 25% o consumo específico de água, ou seja, mais de 3,8 milhões de metros cúbicos – o equivalente ao consumo anual de água no concelho de Vila do Conde, que tem aproximadamente 80 mil residentes.

O Super Bock Group orgulha-se de ter um dos melhores rácios da indústria cervejeira da Europa: três litros de água por cada litro de cerveja produzido (desde que a matéria-prima entra na empresa até que sai o produto), mas a ambição passa por conseguir reduzir mais 13% até 2025. «Queremos continuar a reduzir este rácio até 2030 e temos também como objectivo compensar mais de 40% do nosso consumo de água via reflorestação e proteger os ecossistemas naturais onde temos as captações das nossas marcas de água mineral Pedras e Vitalis», adianta Graça Borges.

Duradoura é também a aposta do grupo em packaging circular: há cerca de 15 anos, o Super Bock Group integrou na sua estratégia de sustentabilidade um programa de melhoria das embalagens, que coincidiu com a entrada do PET em Portugal. Desde então, tem privilegiado as melhores práticas e parcerias para encontrar soluções mais sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor, apostando na redução da gramagem do plástico (PET) e na incorporação de PET reciclável nas embalagens.

Além disso, o Super Bock Group foi pioneiro na introdução de copos reutilizáveis em grandes eventos em Portugal, sob a chancela da marca Super Bock. «Desde 2016, quando introduzimos este sistema em grandes eventos e com o alargamento do seu uso na restauração, já foi possível poupar seis milhões de copos descartáveis», revela a directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade. Também no canal on trade, mais de 80% do volume de cerveja da Super Bock já é vendido em embalagens reutilizáveis, nomeadamente garrafas de vidro e barris.

«O investimento tem sido contínuo em inovação e em I&D e iremos continuar este caminho em colaboração com diferentes parceiros da nossa cadeia de valor, de forma a encontrar novas soluções ao nível do packaging, novos modelos de negócio ou novos materiais que aumentem a economia circular na nossa actividade», promete a responsável.

 

PELAS PESSOAS E COMUNIDADES

Na vertente social, são também várias as iniciativas promovidas pelo Super Bock Group, com enfoque na educação e apoio ao desenvolvimento das comunidades e na promoção do consumo inteligente. Estas acções contam também com o envolvimento dos colaboradores do grupo para a sua implementação. É o caso do projecto Boot Camp, no qual estudantes universitários se juntaram a colaboradores num processo de co-criação para encontrar soluções criativas e inovadoras para implementar em momentos de consumo.

Este ano, o Super Bock Group reforçou a sua ligação à associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, para o apoio a jovens carenciados no ensino superior. Nesse sentido, o grupo tem vindo a promover o desenvolvimento destes estudantes através da orientação vocacional e profissional, da cidadania e da cultura universal, num contacto de proximidade com colaboradores do Super Bock Group.

Anualmente, no Natal, a marca Super Bock lança uma cerveja especial com cariz solidário que os colaboradores da empresa e as suas famílias podem adquirir e cujo valor da venda reverte na totalidade para uma associação. No ano passado, este projecto angariou 26 mil euros, que reverteram para a Associação União Audiovisual. «Cremos que é a partir de dentro que se faz a diferença e por isso a aposta no envolvimento de todos aqueles que fazem parte do Super Bock Group é basilar para uma estratégia de sustentabilidade completamente integrada», conclui.

 

PELA SUSTENTABILIDADE DO TURISMO

Num momento-chave de retoma económica e turística, o Super Bock Group criou em conjunto com o Fórum Turismo, e com o apoio do Turismo de Portugal, o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, uma edição especial da competição nacional de Turismo, aberta a todas as pessoas, nomeadamente empreendedores, que queiram fazer a diferença e contribuir para tornar Portugal um destino mais sustentável. Até ao momento foram organizadas duas edições, a primeira centrada no Turismo de Natureza, e a segunda na sustentabilidade do canal Horeca.

Ainda no âmbito desta parceria, decorreu, entre Outubro e Novembro, o Super Roadshow, uma iniciativa que levou palestras sobre saídas profissionais, networking e empregabilidade em Turismo a 40 escolas e 21 cidades de norte a sul do País, incentivando os mais jovens a planearem a sua carreira e a definirem objectivos profissionais.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.

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