Artsana: Para que cuide de si

“É fácil com Pic.” O lema espelha aquele que é, desde a sua génese, o ADN da empresa especializada em autocuidados de saúde Pic Solution: resolver pequenos problemas de saúde diários, do modo mais fácil e confortável possível. Uma missão iniciada há mais de 50 anos, quando a marca de origem italiana lançou no mercado a seringa descartável “niente male” (nada de dor), o primeiro passo da investigação “Indolor Experience” para oferecer injecções cada vez mais rápidas e indolores.

A inovação da agulha indolor única, pelo impacto que teve no mundo, viria a moldar o futuro da empresa. Com o passar dos anos, a Pic Solution foi evoluindo no sentido de oferecer novos produtos que respondam às exigências de cada consumidor de uma forma simples, segura e eficaz.

Fruto de uma capacidade técnica em actualização contínua, hoje a marca do Grupo Artsana conta com um portefólio e um know-how que vai muito além das seringas descartáveis. A oferta actual da marca inclui soluções avançadas para a saúde das vias respiratórias, para o tratamento de qualquer tipo de ferida e para uma gestão mais livre de patologias, como a hipertensão e a diabetes, entre muitas outras.

«Com o passar do tempo, tornámo-nos numa marca cross-category abrangente e capilar, pronta a perceber as necessidades de uma sociedade em evolução contínua, cada vez mais atenta ao próprio bem-estar, para as converter depois em respostas fiáveis, eficientes e fáceis de usar. Ao existir uma grande variedade de produtos, há uma grande diversidade no nosso target. Consideramos que Pic Solution é uma marca para toda a família », afirma fonte da empresa.

Medidores de pressão arterial, termómetros, nebulizadores, terapia quente e frio e pensos rápidos são apenas algumas das soluções da Pic Solution que visam dar resposta aos desafios diários de todos os membros da família. Vários destes produtos têm-se afirmado também como autênticos aliados da saúde na prevenção e combate à pandemia de Covid-19.

«A pandemia trouxe certamente desafios para alguns mercados, nomeadamente os nebulizadores. Por outro lado, tivemos um grande crescimento nos termómetros como nunca antes visto», adianta fonte da Pic Solution. «Sem dúvida que houve um grande crescimento na procura de medidores de pressão arterial e termómetros, mas todas as áreas são muito procuradas diariamente », reitera a mesma fonte da empresa.

ADN de inovação

A Pic Solution dedica-se à pesquisa constante de soluções de autocuidados, que fazem da tecnologia mais recente algo fácil de utilizar e acessível a qualquer pessoa, mostrando que o dia-a-dia… “é fácil com Pic”. «Um dos valores que é um ponto-chave para a nossa marca é a inovação. Estamos constantemente a apostar em pesquisas e a desenvolver novas tecnologias ou soluções, porque a saúde merece mais e melhor! Está no nosso ADN a preocupação com as pessoas e que as mesmas tenham disponíveis os melhores produtos, facilitando a sua utilização e ajudando de forma proactiva aqueles que querem cuidar da sua saúde e da sua família », explana fonte da Pic Solution.

Além das inovações acima citadas, a marca lançou recentemente um produto inovador no mercado português, os pensos Si Silicon, que permitem uma remoção totalmente indolor sem causar irritações na pele. «Brevemente também vamos lançar outros produtos que vão revolucionar o nosso portefólio», revela a mesma fonte.

A marca do Grupo Artsana conta ainda com uma gama de produtos conectáveis, designada Connected Health, que inclui um termómetro frontal, um medidor de pressão arterial e uma balança multifunções, que permitem sincronização com o smartphone do utilizador, através da aplicação móvel Pic Health Station. Deste modo, de uma forma rápida e monitorizada, qualquer pessoa pode acompanhar o estado da sua saúde, sendo que a app regista automaticamente os resultados das medições, classifica-os e permite partilhá-los com o médico ou cuidador. Trata-se, assim, de uma solução que se torna ainda mais revelante no momento actual em que vivemos, em que, com a tendência crescente da telemedicina, «o controlo e a partilha dos vários indicadores de saúde, quer pelo utilizador, quer pelo médico, são fundamentais para a monitorização da saúde de cada paciente».

Todas estas inovações resultam da auscultação que a marca faz das necessidades dos pacientes em todo o mundo, o que lhe tem permitido assumir as rédeas do mercado farmacêutico em várias categorias de produto. «Claramente os nossos pontos altos prendem-se com a liderança de vários mercados, nomeadamente medidores de pressão arterial, termómetros, aerossóis e outros. Tal significa que o trabalho é feito com paixão e dedicação à marca, ouvindo as pessoas e as suas necessidades, observando os comportamentos, lendo os seus hábitos diários e apresentando a solução mais simples para as suas necessidades. Estamos no caminho certo!», frisa fonte da marca.

Aumentar a notoriedade

Apesar de as soluções da Pic Solution estarem presentes nos lares de muitos consumidores portugueses, a marca não tem (ainda) uma notoriedade correspondente com essa elevada penetração. «Do ponto de vista do consumidor, a marca Pic Solution tem um reconhecimento médio. A verdade é que muitos portugueses têm produtos Pic Solution em casa mas, quando confrontados com a nossa marca, não conhecem o logótipo », assume fonte da marca.

Por esta razão, um dos objectivos da Pic Solution para este ano passa por desenvolver a sua presença no mercado, apostando na imagem da marca, para que possa ter mais impacto e notoriedade junto do consumidor final. «É uma questão que temos vindo a trabalhar, porque os portugueses já confiam nos nossos produtos, apenas não têm a marca presente. Isto deve-se muito ao facto de sermos uma marca umbrella de várias tipologias e de termos uma grande variedade de produtos, mas estamos a trabalhar nesse aspecto», adianta a mesma fonte.

Em termos de comunicação, a marca do Grupo Artsana tem vindo a trabalhar tanto o segmento do paciente (consumidor final), quanto o segmento dos profissionais de saúde. Desde o início da pandemia de Covid-19, e acompanhando a transformação digital que tem sido transversal à indústria farmacêutica, a insígnia tem vindo a apostar mais na presença nas redes sociais, através da criação de «conteúdo útil e relevante, quer para o paciente, quer para o profissional de saúde». «Apostámos ainda mais em soluções digitais e começámos a enviar newsletters para os profissionais de saúde, de forma a facilitar a comunicação e criar uma ligação em tempos de pandemia», acrescenta.

A estratégia ao nível da distribuição também tem sido fundamental para consolidar a marca no mercado nacional, e aqui a Pic Solution tem no canal farmácia o seu principal aliado. «Sem o aconselhamento profissional dos farmacêuticos, a nossa marca não tinha a posição que tem nos dias de hoje», comenta fonte da Pic Solution. «Por isso, é muito importante apostarmos na maior distribuição possível das nossas diferentes linhas, para que continuemos a ter a força e apoio do canal farmácia e, consequentemente, estarmos presentes em todo o País com os nossos produtos», reitera.

E se, há mais de 50 anos, a marca Pic Solution criou disrupção no mercado com o desenvolvimento e lançamento da seringa indolor, este espírito mantém-se vivo na empresa. Por isso, além de aumentar os níveis de notoriedade da marca e de continuar a expandir o seu canal de vendas, a marca traça também como objectivo para 2021 continuar a inovar. «Queremos garantir que temos soluções no mercado para que todos os portugueses possam cuidar da sua saúde e da família, de forma simples e fácil! Porque não há nada mais valioso do que a nossa saúde », conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.

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