Verallia: Reimaginar o vidro para um futuro sustentável

Por Angel Hierro Corral, director comercial da Verallia Portugal

Líder europeu no mercado de vidro de embalagem, com presença industrial em 11 países, onde detém 32 fábricas de vidro, 57 fornos, cinco centros técnicos, 13 centros de desenvolvimento de produto, oito centros de tratamento de casco em quatro países, a Verallia conta com 10 mil colaboradores, mais de 10 mil clientes e, em 2020, produziu mais de 16 mil milhões de garrafas e boiões de vidro.

Em Portugal, a Verallia dedica-se à produção de embalagens de vidro para bebidas e alimentos, desde o ano 1987, sendo anteriormente designada por Vidreira do Mondego. Com sede em Vila Verde/Fontela, concelho da Figueira da Foz, a empresa conta com 248 colaboradores directos a trabalhar em laboração contínua.

A Verallia tem como estratégia principal a sua proximidade como parceiro local, focando- se no consumidor, levando-lhe as embalagens de vidro para que este possa ter a melhor experiência de consumo possível. Sendo uma empresa líder de mercado nacional, a Verallia procura, acima de tudo, satisfazer os seus clientes e apresentar-lhes a melhor variedade possível de produto, sem nunca esquecer as suas necessidades e preocupações, como, por exemplo, apresentar uma embalagem sustentável e amiga do ambiente, sendo este tema da sustentabilidade tão pertinente nos dias de hoje e sendo também de elevada importância para nós. Assim, de acordo com o seu compromisso para com as metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, a Verallia pretende reduzir as suas emissões de CO2 em 27,5% até 2030.

A Verallia preocupa-se com todas as questões inerentes ao meio ambiente e à sustentabilidade e, como prova disso mesmo, redefiniu, no final do ano 2020, o seu propósito como empresa: «Reimaginar o vidro para um futuro sustentável.»

O compromisso da Verallia para com as metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas visa melhorar a circularidade das embalagens de vidro (aumentando a integração de vidro reciclado nas suas produções) e reduzir significativamente as suas emissões de CO2 (alcançando uma redução de 27,5% até 2030). Para alcançar este objectivo, a Verallia pretende aumentar a energia verde utilizada em 60% até 2025, sendo uma das acções a instalação de painéis solares nas instalações fabris da Verallia Portugal, onde será iniciada a produção de energia solar em 2022. Outro método de sustentabilidade já utilizado pela Verallia é o facto de, na Alemanha, existir um modelo standard de cerveja, não exclusivo, retornável.

Simbiose entre o vidro & cervejas

É cada vez mais evidente, a tendência para criar e comercializar produtos artesanais, o que revela o potencial deste mercado.

No mercado de cervejas, os grandes e microcervejeiros conseguem gerir a sua marca dando relevância à identidade visual, sendo esta o factor-chave para a comunicação junto dos consumidores. Deste modo, todos os elementos que componham a imagem da cerveja são importantes, tornando assim a garrafa de vidro e o seu design essenciais para o desenvolvimento e crescimento da marca.

De acordo com dados obtidos através dos cervejeiros de Portugal, a situação de pandemia que atravessamos actualmente levou a que, em 2020, cada português consumisse menos 7 litros de cerveja face ao ano de 2019.

Portugal é o país que mais consome cerveja fora de casa a nível europeu, num segmento que reúne hotéis, bares e restaurantes, detendo uma quota de cerca de 69%.

As restrições impostas pela pandemia levaram não só a uma diminuição de consumo como a uma redução das vendas em torno dos 15% face a 2019.

No mercado doméstico, em 2020 foram consumidos 469 milhões de litros de cerveja, menos 61 milhões de litros face ao ano anterior. Porém, o sector registou um aumento na exportação, onde se registaram cerca de 194 milhões de litros de cerveja exportados em 2020, mais 9% em relação a 2019 (176 milhões de litros). Contudo, é notória a quebra generalizada do sector, pois, em todo o mundo, o consumo de cerveja é marcadamente de carácter social, às refeições e nos convívios, tudo isto posto em causa devido à pandemia.

As cervejas artesanais, ou as então designadas craft beers, são produzidas através de métodos artesanais/tradicionais, que têm ganho grande notoriedade no mercado e com o passar dos anos agitaram bastante o sector. A pandemia afectou igualmente este segmento mais tradicional desta bebida, fazendo com que os produtores tivessem uma redução da procura dos seus produtos finais e, acima de tudo, que não existissem as feiras e os festivais dedicados a este mercado, como acontecia antes do ano 2020.

Contudo, e apesar de todos os constrangimentos causados pelos confinamentos e evolução pandémica, o mercado voltará a crescer e isso verifica-se com a procura por parte dos produtores de modelos de garrafas distintos, premium e, acima de tudo, diferenciadores. A Verallia regista uma procura por parte dos clientes nos modelos de gama premium, Selective Line, onde se destacam os modelos Paris, Celeste, Birra, Alienor, entre outros.

As garrafas de vidro têm um forte impacto na decisão de compra e na imagem do produto final junto do consumidor. Estes modelos premium da Verallia são uma excelente oportunidade de demonstrar junto dos consumidores um estilo e design diferente de cerveja, visto que existem cada vez mais consumidores que procuram novas experiências e demonstram cada vez mais interesse em acompanhar as novas tendências. Uma das tendências é que a cerveja já acompanha determinadas refeições mais elaboradas e chefs de cozinha optam por aromatizar alguns pratos com cerveja.

Algo cada vez mais registado, igualmente, é o facto de produtores de vinho certificado iniciarem uma nova aventura num mercado totalmente diferente daquele em que se inserem, com o objectivo de criar valor no mercado, destacarem-se pela diferença, pela diversidade e, acima de tudo, pela matéria-prima. Exemplos mais concretos são, por exemplo, o produtor de vinho Esporão com a cerveja Sovina, a Mosquita, da José Maria da Fonseca, Quinta do Gradil com a Xana, Quinta de la Rosa com a La Rosa e a Adega Ponte da Barca com a Cervejola.

O sector de cerveja artesanal contém uma imensa variedade de oferta, toda ela de elevada qualidade, com um posicionamento premium, até porque as marcas mais experientes do mercado vêem a cerveja artesanal como uma forma de rejuvenescimento das marcas, que já atravessam gerações, e também alcançar novos targets.

De modo a acompanhar toda a evolução de tendência do mercado, até mesmo as garrafas de vinho evoluem de forma a tornarem-se mais competitivas e apelativas, redefinindo-se em termos de peso e imagem. Actualmente encontramos garrafas de diversas cores, formatos, capacidades, ficando assim mais próximo do que o consumidor final pretende e com a preocupação ambiental. O mercado de cervejas em Portugal detém maioritariamente modelos de garrafas com capacidades que variam entre os 20 cl e 1 litro. O consumidor pode também ser classificado como pertencente a um grupo mais tradicional e cultural ou então pertencente a um grupo mais aventureiro, diferente e de certa forma mais “extravagante”.

Indiscutível. Esta será a palavra que melhor poderá descrever a cerveja, pois os seus verdadeiros admiradores são capazes de ir a um bar apenas para degustar uma cerveja gelada ou procurar algo mais do que uma simples experiência. E o que acaba por promover? A autenticidade da marca, o sabor, a imagem da garrafa, o toque, o som de abrir a garrafa e o olfacto da cerveja em si, ou seja, acaba por realçar os cinco sentidos em que uma garrafa de vidro tem um papel fundamental.

Na realidade, a garrafa ao ser utilizada “além-fronteiras”, em diferentes nacionalidades, acaba também por quebrar os seus limites de origem, e é nesse mesmo ponto que entra a Verallia, pois potencia o início da grande experiência: a pureza do vidro junto com a autenticidade da vida.

Sinergias do Grupo Verallia

Em termos ibéricos, existe um website dedicado ao mercado das cervejas: http:// www.misbotellasdecerveza.com/. Actualmente, todos os projectos são fruto do crescimento contínuo da empresa, que, ao longo de mais de 30 anos, continua a adaptar-se a oportunidades e desafios. A Verallia detém, ainda, um Sistema de Gestão Integrado consolidado, reunindo até hoje oito certificações, que vão da Qualidade e Ambiente à Higiene Alimentar, passando pela Segurança, Inovação e Gestão de Energia. O Centro de Inovação da Verallia Portugal estabelece um papel activo na criação e gestão dos produtos dos clientes. Desta forma, a comunicação revela a maior transparência, proximidade, flexibilidade, parceria e inovação, cada vez mais demarcada pelos avanços da tecnologia e do know-how implementados na equipa da Verallia.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Cervejas”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.

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