CA seguros aposta forte na inovação

Garantir que os clientes têm a melhor experiência possível é uma das prioridades da CA Seguros. Para isso, aposta na tecnologia.

A inovação é um elemento constante na CA Seguros, que procura estar atenta às novas necessidades dos clientes para desenvolver soluções que dêem resposta aos seus principais desafios. João Pedro Borges, presidente da CA Seguros, sublinha que toda a estrutura da companhia segue este mindset, incentivando os colaboradores a apresentar as suas próprias ideias. Tudo a pensar na melhor prestação de serviço aos clientes.

Que papel tem a inovação na CA Seguros? Sempre fez parte do ADN da companhia?

Na CA Seguros valorizamos e reconhecemos a inovação, perspectivando- a como um investimento, por isso podemos dizer que faz parte do nosso ADN.

Dispomos de um gabinete que se dedica a identificar e explorar inovações, antecipando o futuro. Estuda e apresenta novas soluções que podem ser incorporadas nos produtos, serviços, processos ou modelo de negócio.

Em paralelo, estimulamos um mindset de inovação em toda a estrutura da CA Seguros, incentivando os colaboradores a contribuir com ideias novas e distintas, em prol da evolução.

Quais são as mais recentes inovações da CA Seguros?

As mais recentes inovações visam melhorar a prestação de serviço aos clientes e tornar a sua vida mais confortável e, ainda, do ponto de vista de consciencialização ambiental, contribuir para uma redução do consumo de papel, fazendo com que a contratação e prestação de serviços sejam mais sustentáveis.

Lançámos o eSign, uma funcionalidade que permite aos clientes, de forma simples, rápida e segura, formalizarem os seus seguros sem necessidade de assinar em papel, podendo fazê-lo à distância, através do smartphone. Recentemente, estendemos esta funcionalidade à gestão de sinistros. Ainda no âmbito da assinatura sem papel, implementámos a assinatura em terminal digital quando o cliente está na agência do Crédito Agrícola.

Criámos mais dois canais de comunicação com os clientes: a app CA Seguros e a CA Seguros Online, que permitem gerir os seguros em qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Ao nível dos produtos, reforçámo-los com coberturas e serviços que visaram dar uma resposta mais eficiente ao momento de pandemia que vivenciámos e, conhecendo a importância que os animais domésticos têm na vida dos portugueses e da necessidade crescente de protegê-los, diversificámos a oferta com o lançamento do produto CA Cães & Gatos.

Criámos, ainda, a solução CA Best Driver que, aliando o seguro automóvel à prevenção rodoviária, distingue os segurados que tenham uma condução mais segura e premeia-os através de diversos benefícios, que podem ir desde a oferta de descontos em parceiros à devolução parcial do prémio do seguro automóvel.

Em parceria com o moey!, uma solução bancária 100% digital do Crédito Agrícola, disponibilizámos também o nosso seguro de viagem na respectiva app. I

nternamente, temos apostado na automatização e integração de processos operacionais, com ganhos de produtividade e eficiência, com a implementação de robotic process automation.

Em que consiste a CA Seguros Online, em concreto? Que serviços e ferramentas são disponibilizados?

A CA Seguros Online é uma plataforma digital que permite aos nossos clientes gerir as suas apólices de seguro de forma mais fácil, rápida e segura. É uma área de cliente que disponibiliza serviços realmente úteis, simples e permanentemente acessíveis, como informação e documentação de apólices, simulação e subscrição de novos seguros, cartões digitais, pedidos de assistência, participação de sinistros e alteração de dados pessoais.

Em que contexto surgiu a solução CA Best Driver? Quais as principais vantagens e como podem os utilizadores beneficiar?

A CA Best Driver surge com o objectivo de melhorar a oferta aos nossos clientes e, em simultâneo, promover a segurança rodoviária e contribuir para a redução do consumo de combustível, minimizando a pegada ecológica.

É uma solução que está integrada no seguro CA Automóvel e que, em cada viagem e através de uma app, são recolhidos dados sobre o estilo de condução do segurado, incluindo velocidade, índices de aceleração e de travagem, a utilização do telemóvel, e algumas variáveis de contexto da condução.

Os dados são analisados automaticamente, sendo atribuído a cada segurado um score que reflecte o grau de risco associado ao seu estilo de condução. Semanalmente, são atribuídos pontos que podem ser trocados por vouchers de descontos nos parceiros. Os segurados que atinjam scores de condução mais elevados podem ter direito à devolução parcial do prémio do seu seguro CA Automóvel. Isto dependerá dos scores alcançados na anuidade da apólice e da inexistência de sinistros durante esse período.

A app CA Best Driver disponibiliza também estatísticas e dicas personalizadas aos clientes aderentes, promove melhores práticas de condução e uma maior segurança rodoviária.

É garantida a segurança e a confidencialidade da informação recolhida durante as viagens realizadas e registadas pela app.

De que forma o vosso seguro de viagem se enquadra na moey!?

Desenhámos uma solução ajustada à aplicação e ao perfil dos seus utilizadores. O seguro de viagem é contratado directamente na app moey! de forma simples, rápida e totalmente digital, para que possam viajar em segurança e sem preocupações.

O tomador do seguro identifica o destino e as datas da viagem e pode adicionar ao seguro até nove companheiros de viagem, tendo também a possibilidade de activar uma cobertura extra para actividades de Inverno e de aventura.

Que outros lançamentos têm previstos para este ano, no âmbito da inovação?

Estamos a desenvolver um novo canal de contacto com os clientes via WhatsApp, o qual irá permitir responder a questões sobre apólices, documentação, cobranças de prémios, participação de sinistros, pedidos de assistência e informações sobre serviços.

Iremos lançar, em breve, a app CA Seguros em Android Automotive. Seremos a primeira seguradora em Portugal a disponibilizar os seus serviços através desta tecnologia.

Os condutores poderão instalar a app CA Seguros no sistema de infotainment do seu veículo e, sem recurso ao telemóvel, poderão aceder às funcionalidades directamente ligadas ao seu automóvel e desfrutar de uma melhor experiência de condução e segurança na estrada.

Quais as funcionalidades da app em Android Automotive?

A app CA Seguros em Android Automotive permitirá listar as apólices CA Automóvel e seleccionar a que se encontra em contexto com o veículo, pedir assistência, acompanhar em tempo real o pedido e listar as redes de parceiros CA Seguros mais próximas e seus detalhes, podendo fazer um telefonema para os mesmos.

Como é que o posicionamento da CA Seguros tem vindo a evoluir ao longo dos anos?

Desde o início que a CA Seguros se diferenciou, representando um importante papel no desenvolvimento dos seguros agrícolas em Portugal, em especial o seguro de colheitas. Actualmente, mantemos uma posição de destaque nos seguros para protecção da actividade agrícola, no entanto esta actividade apresenta um peso residual no total da nossa oferta.

Os elevados padrões de qualidade e o foco na eficiência do serviço ao cliente contribuíram para que, desde 2011, a CA Seguros esteja certificada pela Norma ISO 9001 (Certificação de Qualidade) na totalidade do sistema de gestão.

A postura focada na melhoria contínua e na qualidade rapidamente se traduziu em diversos reconhecimentos no âmbito da satisfação do cliente, dos recursos humanos e também dos nossos indicadores económicos e financeiros.

Estamos de olhos postos nos desafios do futuro e nos princípios de sustentabilidade. Como referimos, temos em curso inovações que nos permitirão facilitar e organizar o trabalho e melhorar a qualidade do serviço aos nossos clientes, promovendo práticas sustentáveis e mantendo o compromisso de continuar a trabalhar para exceder as expectativas dos nossos clientes.

E o que distingue a CA Seguros das outras seguradoras?

Somos a seguradora Não Vida do Grupo Crédito Agrícola, que é um grupo de natureza cooperativa e que valoriza a relação de confiança e proximidade com os seus associados e clientes. O Crédito Agrícola conta com mais de 600 agências bancárias que se distribuem por todo o País, estando presente em diversos locais onde a única instituição bancária aí existente é mesmo o Crédito Agrícola.

Neste contexto, privilegiamos a qualidade e a relação de confiança com os nossos clientes. Disponibilizamos soluções de protecção e segurança muito completas e procuramos os melhores parceiros na prestação de serviços aos nossos clientes. A nossa regularização de sinistros é também um ponto forte, reconhecido pelos sinistrados e pelo mercado.

O nosso sucesso e crescimento reflectem a qualidade dos nossos colaboradores, o seu alinhamento com os objectivos da companhia e também o contributo decisivo das Caixas Agrícolas e dos seus colaboradores, que asseguram uma elevada qualidade nos serviços prestados, na venda e pós-venda.

Artigos relacionados