Black Friday já vale mais que o Natal

Em 2017, a Black Friday registou a sua melhor performance de sempre desde que o fenómeno chegou a Portugal, tendo este período registado, pela primeira vez, um maior volume de compras tecnológicas do que a semana de Natal.

Segundo dados da GfK, no último ano, registou-se um incremento de 17% nas vendas neste período face ao ano de 2016 (excluindo-se, produtos de entretenimento) sendo a categoria de smartphones a mais procurada.

«Esta performance justifica-se pelo facto de a Black Friday já não se reduzir apenas à sexta-feira. As promoções e o decréscimo de preços começam vários dias (em certos casos, até mais de uma semana) antes da Black Friday», afirma Miguel Faias, Retail Manager da GfK, no âmbito da 22.ª conferência da empresa, intitulada “Saber Mais”.

Para além de smartphones, as televisões, os softwares de consolas e portáteis são outros dos produtos preferidos pelos portugueses neste período. Destaque ainda para os aspiradores robôs que subiram 19%, os drones que aumentaram 8% e as objectivas para câmaras fotográficas que cresceram 12%.

O mercado está a recuperar desde 2013. Para 2018, os indicadores obtidos pela GfK apontam a um ano positivo, perspectivando-se um crescimento de 2,2% nas áreas tecnológicas.

Texto de Rafael Paiva Reis

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado