AXN White salta da TV para promover luta contra o cancro da mama

Outubro é sinónimo de luta contra o cancro da mama e o AXN White vai adoptar a causa como sua. O canal vai promover um conjunto de iniciativas com o propósito de sensibilizar os portugueses para a importância de continuar a investigar a doença e de prevenir a mesma através de rastreios regulares.

Marta Trigoso, Marketing manager do AXN Portugal, explica que têm a convicção de que o AXN White «é mais do que um canal de entretenimento». Em entrevista à Marketeer, sublinha que é «um canal que cria ligações, memórias e relações», muito até pelos conteúdos disponibilizados.

A materialização de tudo isto acontece através da campanha “Family Talks: Luta Rosa, Pensa Rosa”, que arranca hoje e que será divulgada em meios on air e redes sociais. Embora sempre com base na luta contra o cancro da mama, terá três vertentes distintas, que levam o tema para lá da televisão.

Por um lado, o AXN White apresenta uma mudança de imagem, que faz com que até o logótipo passe a ser cor-de-rosa. Além disso, todos os conteúdos do canal, incluindo publicidade e redes sociais, terão como foco o alerta para a doença oncológica.

A campanha contará ainda com uma exposição fotográfica patente em dois centros comerciais: Alameda Shop & Spot, no Porto, e Loureshopping, em Loures. Assinada pela fotógrafa Inês Costa Monteiro, retrata histórias de quem passou ou passa pela doença e evidencia a importância do apoio de quem acompanha todo o processo.

Por fim, o AXN White juntou-se à marca portuguesa M’Choices para dar vida a um colar com maminhas e um laço, que celebra o empoderamento feminino – além de fazer uma associação directa ao cancro da mama. Este colar pode ser encontrado, a partir de hoje, no site da M’Choices e todo o lucro das vendas reverte para a Associação Amigas do Peito, que apoia doentes oncológicas e as respectivas famílias.

O tema do cancro da mama já tinha sido abordado pelo AXN White no ano passado, mas agora ganha novo fôlego com acções no mundo real, onde o canal se torna mais palpável e próximo dos seus espectadores: «Quisemos sair do on air para o on the ground, conhecer estes casos, inspirar as pessoas com a sua luta.»

Acompanhe a entrevista na íntegra:

Não é a primeira vez que o AXN White desenvolve acções especiais associadas ao cancro da mama. Como surge esta ligação?

Quando desenvolvemos esta campanha, em 2020, o ponto de partida foi alinhado por dois fatores: a responsabilidade social, na medida em que cedemos espaço publicitário para divulgar esta causa e sensibilização, e pela nossa convicção de que o AXN White é mais do que um canal de entretenimento. Somos um canal que cria ligações, memórias e relações, muito até pelos conteúdos que disponibilizamos aos portugueses.

Cada vez que pensamos numa campanha, procuramos sempre convergir com os nossos conteúdos, com o que emitimos, por uma questão de coerência. Por exemplo, a causa da sensibilização do cancro da mama nasceu precisamente do enredo em torno da série “O Grande C” que versa sobre esta realidade e os seus desafios. Face ao feedback, em 2021 quisemos fazer muito mais do que uma campanha. Quisemos sair do on air para o on the ground, conhecer estes casos, inspirar as pessoas com a sua luta através de uma exposição e criámos uma peça que ilustre tudo isto, um colar que ilustra este “grande C”.

Sentiam falta deste salto para o mundo real?

Sim. Esta necessidade de chegarmos ainda mais perto já tinha sido detectada no ano passado. Já pretendíamos ter feito algo mais, tornando esta causa algo concreto, com impacto além da televisão, mas a pandemia e as restrições não nos permitiram arriscar. Este ano tínhamos por objectivo chegar até ao público, não só através dos ecrãs, mas ao criar memórias e algo que ficasse para sempre e fizesse, ao mesmo tempo, diferença.

Esta exposição fotográfica mostra um lado emocional que irá chegar ao coração de qualquer pessoa, visto estarmos a falar de pessoas reais, com histórias reais, que ultrapassaram ou ainda enfrentam o cancro da mama e que se apoiaram nos seus pares, nas suas famílias e amigos, aqui retratados também, e que foram cruciais para o seu bem-estar neste processo.

O colar surgiu da ideia de criarmos algo físico, que se pudesse guardar e que remetesse para este pensamento de “tenho de estar atento aos sintomas, não me posso esquecer disto”. Tem ainda um lado solidário que acreditamos ser essencial quando se defende uma causa – independentemente do que conseguirmos angariar, estamos a apoiar e a dar a conhecer uma associação, a Amigas do Peito, com um trabalho tão nobre e que esperamos que continue a sua missão por muito tempo.

No caso do colar em parceria com a M’Choices, quantas unidades vão estar disponíveis? Qual é a perspectiva em termos de fundos a angariar?

A primeira edição rondará os 100 exemplares. Poderão ser adquiridos no site da M’Choices – mchoices.pt – e através das redes sociais da marca e do AXN White. O valor será de 12,90 euros e todas as receitas reverterão a favor da Associação Amigas do Peito, a quem doamos também tempo de antena, apoio na divulgação da causa junto dos media . A Joana Cruz, uma das protagonistas da nossa exposição, que também passou por uma grande luta rosa, doou às Amigas do Peito a sua participação.

De que forma é que o AXN White, enquanto canal de televisão, pode alertar o público para o cancro da mama?

Todos os meios têm a capacidade para, de uma forma ou de outra, fazer a diferença. Se temos um público assíduo, tanto on air como nas redes sociais, por que não usar essa plataforma de comunicação para um bem maior? Neste caso, queremos que vejam que o cancro da mama tem um rosto e que este pode ser o nosso ou o de alguém que nos é próximo. Pretendemos que quem nos segue tenha consciência da importância do autodiagnóstico e do acompanhamento médico. É desta forma que podemos alertar o público e queremos continuar a fazê-lo não só com este, mas com outros temas relevantes.

Qual tem sido a reacção do público a este tipo de campanhas?

A “Family Talks: Luta Rosa. Pensa Rosa” vai para o ar hoje, portanto temos para já apenas o feedback dos participantes e parceiros que, obviamente, foi muito positivo. É bom sentir que as pessoas que pretendemos homenagear são as primeiras a dar-nos os parabéns relativamente à maneira como o tema, que lhes é tão querido, é abordado.

Quanto à campanha das madrastas, foi interessante percebermos como há de facto tantos casos de sucesso e de boas relações entre mães-madrastas-filhos/enteados que muitas vezes não passam para a sociedade em geral, acabando por se perpetuar a imagem da “madrasta má”. O público gostou de ver aquelas famílias reais e acabou por se identificar, partilhando até as suas histórias com o canal através das redes sociais. Essa é uma premissa para nós no âmbito das Family Talks: mostrar sempre exemplos reais com os quais as pessoas se possam relacionar.

Texto de Filipa Almeida

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