App portuguesa liga turistas às cidades

Aplicar o conceito de smart cities a uma plataforma móvel de Turismo é um dos objectivos da smiity. A aplicação, criada pela portuguesa mobinteg, oferece informações aos turistas sem que eles tenham pedido. Basta passar por um monumento, por exemplo, e a sua história surge automaticamente no telemóvel.

A smiity encontra nos beacons o elemento determinante para o seu sucesso. Esta tecnologia consiste em dispositivos, que podem ser colocados numa parede ou outra superfície, e que, quando detectados por determinada aplicação, imitem sinais sobre o local em que estão. Neste caso, o turista que utilize a smiity vai receber notificações ao passar por um ponto de interesse. Não vale a pena andar de mapa numa mão e guia turístico na outra, basta o smartphone ou tablet.

A ideia é permitir aos visitantes, ou até mesmo moradores, “uma interacção directa, individual e direccionada com as cidades”, explica a mobinteg em comunicado. A smiity está disponível para Android e iOS (incluindo versão para smartwatch) e tem ainda em vista uma componente comercial. É que além de informações sobre monumentos ou curiosidades históricas e culturais, a aplicação móvel pode apresentar promoções relativamente a lojas por onde os utilizadores passem naquele momento.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?