Altice Portugal: Contribuir para a (nova) normalidade

Desde o início desta pandemia, a Altice Portugal registou um impacto significativo na sua operação, a partir do momento em que os seus canais presenciais e as vendas porta a porta foram suspensas. Com a paralisação dos contactos proactivos, do ponto de vista comercial, chegou a contabilizar-se menos de um quarto das 234 lojas MEO abertas ao público, que visavam prestar serviço técnico de apoio ao cliente, garantindo uma cobertura geográfica única no sector. Não obstante, foi essencial estabelecer conjecturas, definir prioridades e planear estratégias e respostas. Foi necessário ter uma visão estratégica e a preocupação de cobrir todos os possíveis casos, adaptando estruturas de custo e investimento, protegendo o mais importante activo para uma organização, para além das pessoas, o activo da liquidez.

À medida que se verificava alguma redução no volume de negócios, a Altice Portugal adaptou as suas estruturas de custo e as suas prioridades de investimento, permitindo proteger o activo da liquidez. Esse é o trabalho que tem sido feito pela empresa, numa altura em que é ainda difícil ter uma perspectiva de qual será o impacto desta pandemia.

A Altice Portugal conta com cerca de 20 mil trabalhadores no seu universo, dos quais 7500 são colaboradores directos. E a sua principal preocupação tem sido a segurança e a manutenção destes 7500 postos de trabalho.

É importante evidenciar que os crescimentos de tráfego que a empresa tem tido nas suas redes não se reflectem em negócio, porque os crescimentos que se têm verificado são essencialmente na rede fixa e na TV, consumos adicionais que não têm impacto financeiro para o cliente. Isto é, «a perda de receita não está apenas relacionada com o encerramento de alguns canais mas também pelos investimentos significativos que a Altice Portugal tem continuado a realizar», explica fonte oficial da Altice.

Numa altura em que a empresa gasta mais de uma dezena de milhões de euros no reforço das redes que suportam o trabalho das pessoas em casa e que esse reforço não tem qualquer reflexo em receitas adicionais, pode afirmar-se que o sector das telecomunicações está também a sofrer um grande impacto.

Ainda assim, e perante a situação de crise que se vive, a Altice Portugal adoptou várias medidas de contingência de apoio aos seus clientes e profissionais de saúde que se encontram na frente de combate.

A Altice Portugal, em estreita colaboração com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e restantes entidades, elaborou, desde a primeira hora, um conjunto de medidas e acções preventivas com o objectivo de garantir o bem-estar e a segurança dos seus colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores, bem como assegurar a continuação do negócio e dos serviços prestados pelas suas empresas.

Face a esta pandemia e no seguimento das medidas tomadas pelo Governo, a Altice Portugal foi a primeira empresa privada em Portugal a activar um plano de contingência, em que numa semana e meia colocou quatro mil pessoas a trabalhar em regime de teletrabalho. Nas semanas seguintes a operação da Altice Portugal resultou em mais de 10 mil colaboradores, dos quais seis mil trabalhadores directos, em regime de Work@Home.

Uma operação realizada em tempo recorde e com uma proporção muito grande mas que permite à empresa continuar a trabalhar de forma quase normal. Foram ainda tomadas medidas preventivas específicas para os centros de atendimento, lojas e para os técnicos no terreno.

As formas alternativas de trabalho implementadas permitiram aos colaboradores, que se encontram em regime de teletrabalho, estar em contacto constante com as próprias equipas, de forma a dar resposta a todos os projectos e temas em curso. Paralelamente, foi desenvolvido um espaço na intranet corporativa, myaltice, com propostas sobre diversas temáticas, visando manter a proximidade aos colaboradores e desenvolver acções para promover o seu bem-estar. Neste espaço, os colaboradores encontram orientações para manter a sua segurança, indicações sobre como trabalhar remotamente, dicas para entreter os mais pequenos e actividades em família, benefícios e descontos de parceiros, entre outros. «É fundamental manter o espírito de proximidade com os colaboradores e respectivas famílias, dando-lhes todas as ferramentas necessárias para este período.»

A principal prioridade da Altice Portugal foi garantir a segurança e as condições de trabalho de todos os seus colaboradores, seja dos que estão em teletrabalho ou dos que têm de se manter nos seus postos de trabalho. A segunda prioridade foi assegurar que as suas redes e serviços de comunicação estão à altura deste desafio.

No início de Abril, a Altice Portugal começou a trabalhar num plano de retoma, que está a ser conduzido pela equipa de Recursos Humanos, Altice Cuidados de Saúde com o apoio da sua equipa médica e Direcção de Comunicação e Gestão de Crise.

Com os primeiros passos a serem dados para a reabertura da economia, bem como para o regresso gradual ao trabalho, actualmente 500 dos mais de 10 mil colaboradores da Altice Portugal que se encontravam em teletrabalho já estão no escritório. Em Junho, prevê-se que mais de 1500 pessoas regressem ao seu local de trabalho e, em meados de Julho, entre 2000 e 2500 pessoas. Até Setembro, é expectável o regresso normalizado ao trabalho de todos os colaboradores, garantindo o total cumprimento das indicações de segurança estipuladas pela DGS.

A retoma acontecerá gradualmente, garantindo todas as medidas de segurança em termos de saúde pública, prevendo as escalas de rotatividade entre equipas, o trabalho remoto bem como a adopção de todas as recomendações das entidades de saúde no que respeita ao cumprimento de regras de distanciamento social, de higienização e manutenção das condições de segurança dos espaços e limitação da lotação dos mesmos.

Com o regresso gradual à normalidade e com o processo de desconfinamento a decorrer, as lojas de rua MEO e as lojas localizadas em shoppings, situadas em frente aos supermercados e hipermercados, foram abrindo durante o mês de Maio. Para o início de Junho está prevista a reabertura das restantes lojas MEO, que, à semelhança das que já abriram, cumprirão todas as directrizes do Governo, Governos Regionais e DGS.

Fonte oficial da Altice sublinha que o sector das telecomunicações assumiu um papel fundamental e imprescindível ao longo de todo este período. «A Altice Portugal contribuiu de forma efectiva para ajudar no combate à pandemia, garantindo o pleno funcionamento da sua rede para que todos os seus clientes, residenciais ou empresariais, continuem a trabalhar e a desempenhar as suas funções com a maior normalidade possível.»

Iniciativa sociais

Uma clara prova da eficácia de reacção e adaptação das equipas a esta nova forma de trabalhar foi a capacidade de resposta da Altice Portugal, através da implementação e realização de iniciativas em benefício de um bem maior, em estreita colaboração com autarquias, estabelecimentos de ensino, instituições de saúde, dando sempre o seu contributo a Portugal e aos portugueses.

A Altice Empresas e a Páginas Amarelas fizeram uma parceria que surge no momento em que a mudança para o canal digital dita a sustentabilidade económica de alguns negócios. A Go-Online é uma ferramenta para pequenas e médias empresas portuguesas, de qualquer sector de actividade, que pode ser gerida através de uma aplicação móvel que une marketing e vendas online.

A expectativa da Altice Portugal, através da Altice Empresas, é a de que a Go-Online possa ajudar empresas a gerar vendas e facturação, contribuindo para a aceleração do seu processo de transformação digital, garantindo- lhes uma nova oportunidade para darem vida aos seus negócios através de canais digitais, com a capacidade tecnológica e de inovação que esta solução disponibiliza.

«Agora, acima de tudo, as empresas portuguesas podem contar com o apoio da marca de segmento empresarial da Altice Portugal, enquanto parceiro de referência no processo de transformação digital, bem como com o seu amplo dossiê de soluções, que permite responder às necessidades actuais, bem como às previsões de um futuro mais digital para as empresas», sublinha fonte oficial da Altice.

De mãos dadas com a Huawei

Perante a situação particularmente vulnerável pela qual o País e o Mundo estão a atravessar, em que muitas pessoas foram obrigadas a afastar-se dos seus familiares e amigos, a Altice Portugal não ficou indiferente e, em parceria com a Huawei, colocou à disposição do Ministério da Saúde centenas de equipamentos de comunicação que permitiram manter ligados milhares de portugueses, especialmente profissionais de saúde e doentes internados.

Numa iniciativa conjunta, as empresas tecnológicas asseguraram a tecnologia necessária para que milhares de portugueses possam manter-se digitalmente ligados, através da disponibilização de centenas de tablets com ligação de dados móveis 4G e Wi-Fi.

«A responsabilidade social é uma das maiores prioridades da Altice Portugal e, nos dias em que vivemos, é ainda mais importante realçá-la», explica a mesma fonte. Por isso, a Altice Portugal e a Huawei voltaram a unir esforços, desta vez ao abrigo do programa 65 Longe+Perto, uma iniciativa da Guarda Nacional Republicana que visa promover o contacto dos idosos com as pessoas de quem mais gostam, através de videochamadas.

Com esta iniciativa, a Altice Portugal e a Huawei apoiaram a GNR na realização de acções de proximidade junto da população mais isolada, que por força das circunstâncias se encontra impedida de estar com as suas famílias. As empresas dotaram a GNR com tablets e serviço de dados gratuito, permitindo- lhe assim deslocar-se às várias localidades onde têm identificadas pessoas nestas condições e, através dos equipamentos disponibilizados, realizar videochamadas com os seus familiares, possibilitando o contacto visual.

Ensino à distância

Numa altura em que o ensino à distância ganha um importante peso na sociedade, e sendo a única solução para que muitas crianças e jovens possam continuar a aprender e a desenvolver as suas capacidades, a Altice Portugal tem vindo a levar a cabo algumas iniciativas e acções de apoio ao sector da Educação, ajudando assim quem mais precisa. Foi sob esta premissa que a Altice Portugal se tornou parceira tecnológica do projecto de ensino à distância da Câmara Municipal de Oeiras, que visa assegurar o ensino à distância das escolas do concelho, durante o terceiro período lectivo, minimizando as desigualdades de acesso à Educação. O projecto tem como fim disponibilizar as soluções necessárias para que um universo de mais de 20 mil alunos e dois mil professores oeirenses continuem o ano lectivo através do ensino digital.

Com as medidas impostas pelo Governo português, muitas têm sido as solicitações por parte das autarquias em recorrer a plataformas de ensino à distância. No sentido de responder às necessidades dos vários concelhos do País, a Altice Empresas implementou o programa “Escola Digital para Todos”, que contempla soluções de ensino à distância, e que hoje já é usada por mais de 50 municípios. Esta solução adequa-se aos vários graus de ensino, desde o pré-escolar à Universidade, com diferentes materiais e elementos, consoante o grau de ensino. Em relação ao pré-escolar e ao 1.º ciclo, existe a opção de conteúdos programáticos e uma das apostas está associada à inclusão de um centro de contacto com atendimento estabelecido por uma centena de professores para apoio de alunos, pais e professores.

Ao longo dos últimos meses, a Altice Portugal tem vindo a implementar algumas iniciativas, em vários sectores de actividade, designadamente, educação, saúde, hotelaria e turismo, IPSS, entre outros, em colaboração com autarquias, estabelecimentos de ensino, instituições de saúde, que contribuem positivamente para o País e para os portugueses. Além dos já referidos, fique a par de mais alguns exemplos:

  • Melhorias na linha de atendimento do SNS24, através do aumento do número de posições e da implementação tecnológica de mecanismos como o BOT COVID-19 ou plataforma de atendimento por videochamada, que dispõe de intérpretes de língua gestual portuguesa;
  • Oferta de equipamentos de videoconferência para lares de idosos, numa acção com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social;
  • Oferta de serviço TV e Wi-Fi MEO aos centros de acolhimento de emergência criados pela CML para acolherem pessoas em situação de sem-abrigo;
  • A Altice Portugal, em colaboração com a ANEPC, expandiu e fortaleceu a resiliência das infra-estruturas fixas e móveis das Instalações Temporárias de Acolhimento e tratamento de Pessoas;
  • Associação ao movimento #EuAjudo- QuemAjuda da Cruz Vermelha Portuguesa, com apoio tecnológico;
  • Apoio ao Centro de Medicina Digital P5, com tecnologias que lhe conferem maior capacidade de prestar serviços de apoio à população que serve;
  • Apoio à iniciativa da Associação da Hotelaria de Portugal, para disponibilizar comunicações electrónicas nos espaços de hotelaria para profissionais de saúde;
  • Integração de todos os canais da TV MEO no serviço MEO Go sem custos adicionais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Responsabilidade Social”, publicado na edição de Junho (n.º 287) da Marketeer.

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