Alimentação e serviços de… patas dadas

No final de 2014 nascia um novo formato de loja da Sonae MC, a ZU. Um lançamento que a gigante nacional explica que se enquadra na sua estratégia de complementar a proposta de valor do retalho alimentar com negócios especializados em diversas áreas como a saúde, livraria, cafetaria e também no Petcare, onde a ZU se enquadrou. «A ZU veio dar resposta às necessidades dos tutores de cães e gatos que procuram produtos de marcas especializadas, aliadas à conveniência dos Serviços Veterinários e de Grooming (banhos e tosquias) que, até então, eram um formato que não existia no portefólio de insígnias da Sonae MC», explica Ana Cardoso, directora da ZU. A verdade é que, todos os anos, há mais famílias com um animal de estimação e consideram- no como um membro do seu agregado familiar. Razão pela qual os clientes são muito eclécticos. Contudo, são pessoas que valorizam o bem-estar e a saúde dos seus animais de estimação e, por isso, procuram uma alimentação mais especializada, adequada ao perfil e necessidades do seu animal e preocupam- -se em assegurar os cuidados de saúde preventiva para que o seu cão ou gato esteja bem e feliz todos os dias. O objectivo da ZU é disponibilizar produtos e marcas que respondam a todas as necessidades dos tutores de animais de estimação, desde as necessidades mais básicas, como a alimentação e a saúde, até às necessidades mais pontuais, com a gama de acessórios e brinquedos. Tem também produtos adaptados a necessidades especiais dos cães e gatos, com a gama de dietas e produtos veterinários, sem esquecer os serviços de Grooming e de Treinos.

Crescer em número de lojas e notoriedade

Neste momento, a ZU conta com uma rede de 20 lojas que se distribuem por localizações em grandes centros urbanos, como Porto ou Lisboa, mas também em cidades com menor densidade populacional, como Mirandela ou Caldas da Rainha. O objectivo é continuar a forte expansão que tem concretizado desde 2017, de forma a estar presente um pouco por todo o País. «Temos lojas que estão inseridas em centros comerciais, mas também nas galerias comerciais nas insígnias alimentares da Sonae MC (Continente Modelo e Continente Bom Dia) e ainda três lojas de rua», sublinha Ana Cardoso. Devido à forte expansão que teve nos últimos três anos, a ZU hoje está mais presente no mercado e a sua notoriedade tem crescido ano após ano. O feedback que a ZU recebe dos clientes refere a qualidade e o profissionalismo do atendimento como os pontos mais fortes da ZU, o que deixa os responsáveis pela marca muito satisfeitos, pois faz parte da sua proposta de valor. «O facto de estarmos localizados dentro de galerias e centros comerciais maximiza a conveniência, factor cada vez mais relevante para os consumidores. Por último, a qualidade dos nossos produtos e serviços, aliada a preços competitivos, faz com que consigamos captar e fidelizar novos clientes todos os dias.» Como qualquer nova insígnia, desde 2014 a ZU tem vindo a afinar o seu modelo de negócio e o seu conceito de loja. Ao nível da loja, privilegiam localizações que lhes permitem abrir o conceito integrado, isto é, o modelo que alia o espaço de loja com o Consultório Veterinário e o Grooming, «pois é o que traz a maior conveniência aos nossos clientes», explica a directora da ZU. Ainda assim, como em qualquer loja especializada de animais, a alimentação é a categoria que tem maior representatividade no volume de negócios. No entanto, na ZU, os clientes encontram, para além das marcas mais conhecidas de alimentação seca e húmida, uma vasta gama de snacks e complementos, bem como marcas de alimentação natural, uma tendência mundial neste sector e que tem registado um forte crescimento nas lojas. A marca procura estar constantemente atenta às tendências mundiais, tanto em alimentação como em brinquedos ou acessórios. «Os clientes reconhecem que é na ZU que encontram, em primeira mão, as novidades e os produtos tendência», garante Ana Cardoso. Já nos serviços, a ZU tem vindo a reforçar a sua oferta de produtos veterinários e também de serviços prestados nos Consultórios Veterinários. Para atrair novos clientes, a ZU tem trabalhado de diversas formas e em diversos momentos. Tem um plano de comunicação associado a aberturas de novas lojas, que privilegia acções junto da comunidade e instituições locais, para dar a conhecer as valências e os serviços da ZU. Posteriormente, desenvolve um conjunto de iniciativas ao longo do ano para activação da marca, com Desfiles Caninos, Workshops, apoio e participação em eventos ou exposições locais, entre outros. Por último, e no âmbito do Festival da Comida Continente, a ZU, e os seus parceiros, promovem dois dias de grande animação na ZU Village, com um espaço dedicado às famílias e aos seus animais de estimação, onde os cães e gatos são muito bem-vindos. Ao longo do ano, a ZU recebe pedidos de apoio e de ajuda que, aos quais, sempre que possível, responde positivamente. Acima de tudo, a ZU quer estar próxima das comunidades onde está inserida, ajudando e apoiando as instituições locais naquilo que verdadeiramente necessitam. «É nosso objectivo reforçar estas iniciativas no curto prazo, pois acreditamos que podemos contribuir para a promoção do bem-estar dos animais de estimação, nomeadamente aqueles que aguardam por uma família de adopção.» E se é verdade que há marcas do universo Sonae a expandir os seus negócios para geografias fora de Portugal (nomeadamente para Espanha), contudo, e no médio prazo, os objectivos da ZU passam por reforçar a sua presença no mercado nacional. «Queremos estar perto do maior número de famílias que possuem um animal de estimação e, para isso, iremos continuar o nosso plano de forte expansão física e reforçar também a nossa presença no canal online, através da Loja Animais do continente.pt. A nossa ambição é que a ZU seja a marca referência de petcare em Portugal nos próximos anos», sublinha a directora da ZU.

ZU Health Box

Em Junho de 2018, a ZU lançou a ZU Health Box, criada com o objectivo de garantir os serviços veterinários e as necessidades básicas de um cão ou um gato em qualquer fase da sua vida. Desta forma, a ZU consegue ajudar os tutores no planeamento do que é essencial durante um ano, para manter o seu animal de estimação saudável. A ZU Health Box está disponível para cães e gatos e nas versões júnior e adulto. Ao adquiri-la, os clientes têm acesso às vacinas obrigatórias, consultas, desparasitações, check-ups clínicos e dentários e, no caso de cães e gatos júnior, à colocação de microchips. Para além de cobrir todas as necessidades de medicina preventiva dos animais de estimação, esta solução permite o acesso a vantagens em alimentação e em Grooming, para que os tutores dos animais consigam oferecer uma boa alimentação durante todo o ano, assim como manter cuidados com pele e pêlo, tão importantes na vida de um animal. «A ZU Health Box teve sempre uma ótima adesão e feedback por parte dos nossos clientes. Para além de ter uma forte proposta de valor para os clientes, oferece um serviço de grande conveniência, porque a ZU ajuda os tutores a escolher a modalidade que melhor se adequa à idade do animal, bem como a programar a utilização do seu plano ao longo do ano. Sabemos que o plano tem efectivamente valor quando verificamos que grande parte dos clientes renovam a ZU Health Box a cada ano», comenta com orgulho. Em breve, serão lançados «novos formatos para responder ainda melhor às necessidades de saúde dos animais de estimação», diz, levantando um pouco a ponta do véu. Ao contrário de alguns players neste sector, a ZU não ambiciona, no curto prazo, lançar marcas próprias, seja na alimentação ou em acessórios. O foco da marca da Sonae MC será garantir a presença das principais marcas especializadas, bem como manter a inovação na gama de acessórios e brinquedos. «Todos os nossos produtos são sujeitos a uma curadoria de gama, pois só vendemos o que acreditamos que garante a saúde e o bem- -estar dos animais de estimação», assegura. A Sonae MC pretende que a ZU seja uma referência no mercado de petcare em Portugal, e acredita que o está a fazer. «Trouxemos o conceito one-stop-shop para Portugal, que alia, num mesmo espaço, a Loja e os Serviços Veterinários, de Grooming e de Treinos. Acreditamos que este é o conceito que garante a maior conveniência para os tutores de cães e gatos, um passo inovador para a Sonae MC e para o mercado de petcare nacional», explica Ana Cardoso, directora da ZU. Um outro pilar estratégico da ZU é a vertente digital e omnicanal. Primeiramente lançou a Academia ZU, uma aplicação em “forma de jogo”, que ajuda os mais pequenos a tratarem virtualmente dos seus animais de estimação. Depois, introduziu os produtos e marcas da ZU na Loja dos Animais do Continente.pt, oferecendo aos consumidores digitais uma maior oferta de produtos para animais de estimação. E, em 2020, pretende evoluir na pegada digital da ZU, trazendo soluções que visam oferecer a maior rapidez e a melhor conveniência para os clientes. Na verdade, a ZU antecipa um ano 2020 muito intenso. Vai continuar o seu plano de expansão, seja pela via do crescimento orgânico ou por oportunidades de aquisição que possam surgir no mercado. «Queremos dar continuidade à nossa política “Fiéis aos Preços Baixos”, assegurando a melhor competitividade de preços, quer nas lojas, quer no canal digital. E queremos reforçar a nossa presença junto das comunidades locais, promovendo iniciativas e parcerias que visem o apoio e o bem-estar dos animais de estimação, quer aqueles que já possuem uma família, mas principalmente os que ainda aguardam por uma família de adopção», salienta. Por último, vai continuar a investir na formação técnica e especializada dos colaboradores para que, todos os dias, possam ajudar e aconselhar todos os que visitem as lojas.

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