Ainda sem estratégia para a Black Friday? Eis uma ideia para aproveitar

Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e da Influenza

O E-Commerce está cá para ficar. De acordo com dados do Euromonitor, Portugal é um dos países da Europa com maior crescimento do E-Commerce. E não, não foi só durante o confinamento que isto aconteceu. A procura online continua elevada mesmo após a abertura das lojas físicas, estando 38% acima dos níveis de procura na Peak Season de 2019. Até as faixas etárias mais avançadas, inicialmente mais resistentes ao Digital, têm vindo a render-se a esta forma de comprar (1).

A Peak Season, em que as pessoas compram massivamente (regresso às aulas, Black Friday, Ciber Monday, Halloween e Natal), evoluiu, em 2020, para uma longa temporada em comparação com anos anteriores. Começou mais cedo e durou mais tempo, foi mais digital e mais competitiva. Datas especiais como esta já fazem parte da rotina do consumidor português, tanto que 44% pondera comprar na Black Friday este ano (2).

É importante salientar que a Black Friday já não se limita a uma sexta-feira. De acordo com dados da Google, os consumidores começam a pesquisar sobre esta data até 12 semanas antes.

Esta é uma das situações em que vale a pena aplicar aquilo que aprendemos nos cursos de Marketing, Comunicação e similares relativamente à jornada de compra do consumidor. Da forma mais sucinta e simples possível, existem 3 fases na jornada de compra: Awareness, Consideração e Acção.

Na primeira, os consumidores estão curiosos, abertos a todas as possibilidades de compra, e vão avaliando as opções disponíveis, especialmente de produtos mais caros. Na segunda, já estão à procura de produtos ou marcas específicas e a comparar ofertas. Na terceira, procuram reviews e ofertas de última hora para aproveitarem, estando mais concentrados em comprar presentes e em compras por impulso.

Posto isto, é preciso antecipar e preparar, ao invés de apenas reagir. Sabemos que as pessoas começam a pesquisar pela Black Friday até 12 semanas antes, pelo que se ainda não começou a planear a sua estratégia para este dia, deve apressar-se.

De seguida, apresento uma sugestão de estratégia para tirar o máximo partido da procura online durante esta época.

Durante a fase de Awareness (cerca de 8 semanas antes do pico), ou seja, a fase actual (se estiver a ler o artigo quando saiu), preocupe-se em ter as melhores práticas in place, recorrendo, por exemplo, ao YouTube Ads, especialmente através de Bumper Ads e de TrueView para exponenciar o alcance. Simultaneamente, pode criar campanhas em vídeo no Facebook e Instagram com o mesmo objectivo – alcance.

A fase seguinte será a de Consideração (3-4 semanas antes do pico) e o foco deverá estar em adquirir novos clientes. Uma boa forma de atingir esse objectivo é apostar em campanhas Discovery no Google Ads e anúncios de Trueview para acção no YouTube. Sabia que 80% das pessoas afirmam alternar entre a pesquisa online e conteúdos em vídeo enquanto procuram produtos para comprar? (3)

A última fase será, claro, a da Acção (na semana do pico), onde deverá estimular os consumidores a finalizarem a compra. Aqui, as campanhas de remarketing dinâmico, especialmente em Google e Facebook, vão dar um contributo fantástico para os resultados, impactando os utilizadores que já demonstraram interesse nos seus produtos.

Ao longo das 8 semanas de campanha, será perfeito se tiver campanhas de Google Ads sempre ligadas na rede de Pesquisa e Shopping. Os anúncios nestes locais são exibidos aos utilizadores somente quando estes pesquisam pelos seus produtos ou serviços, o que significa que impactará potenciais clientes com intenção de comprar, pagando apenas quando clicam efectivamente no anúncio.

Agora, já não tem desculpas para não aproveitar esta Peak Season para potenciar as suas vendas. Mãos à obra porque ainda vai a tempo!

1. O número de pessoas com mais de 65 anos a comprar online cresceu 240% e os seus gastos aumentaram em 360%. Fonte: KuantoKusta

2 .Fonte: Google Consumer Survey Julho 2021

3. Fonte: Google/Magid Advisors, "The Role of Digital Video in People’s Lives”, US, July 2018, n=2,000,
US, A18-64 general online pop. AdWeek New York | October, 1 2018

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