A-Z para Content Marketing mais inteligente

Qualquer pessoa pode ser produtora de conteúdos online, basta ter uma ligação à Internet. Mas isto coloca um desafio: como distinguir o bom do mau e como atrair pessoas aos conteúdos criados, sejam eles vídeos, textos, fotografias ou outros. De acordo com Larry Kim, fundador e CTO da WordStream, numa publicação no site Marketing & Growth Hacking, o problema está na falta de estratégia por parte dos produtores.

A máxima “se construir, eles virão” não se pode aplicar a esta nova realidade que mais se assemelha a uma guerra de conteúdos. «Esta regra simplesmente não se aplica ao Content Marketing, onde os negócios estão não só a competir com os seus concorrente do mundo real como também com empresas de media, bloggers, escritores influentes e mais.»

Larry Kim criou, então, uma checklist com princípios de A-Z para ajudar a tornar o Content Marketing mais inteligente e eficaz. Algumas delas podem não ser aplicáveis a casos portugueses mas pintam um quadro geral da questão.

A – Submeter os blogs no AllTop.com

B – Utilizar a ferramenta bookmark nas publicações dos blogs

C – Levar a cabo uma curadoria dos conteúdos publicados

D – Submeter os blogs no Digg & Delicious

E – Criar uma lista de email

F – Apostar no Facebook e grupos do Facebook

G – Marcar presença no Google+ e nas comunidades do Google+

H – Explorar a história dos concorrentes e o que têm feito online

I – Apostar em Influencer Marketing

J – Ser um “Joe” do Content Marketing, ou seja, continuar a aprender sempre e a procurar novas ideias

K – Esta letra serve para duas dicas: o conteúdo é rei (“king”) e é preciso usar keywords nas publicações

L – Usar o LinkedIn e os grupos desta rede social

M – Publicar na plataforma Medium

N – Utilizar as notícias (“news”)

O – Estar sempre atento a oportunidades

P – Não esquecer o Pinterest

R – Estar no Reddit e Roundups

S – Utilizar a plataforma StumbleUpon & Syndicated Content

Q – Explorar o Quora

T – Ter uma conta no Twitter (e utilizá-la)

U – Focar na user experience

V – Vídeos, vídeos, vídeos. Também é útil utilizar infografias e slides

W – Trabalhar (“work”)

X – Expandir os horizontes (“expand”)

Y – Your X Factor, que é como quem diz: encontra o teu factor X

Z – O autor já não tinha ideias para esta letra, por isso, decidiu dar mais uma edica com a letra P: tráfego pago

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