A Frutorra aposta na inovação, expandindo o portefólio de snacks da marca Grefusa.
Com a integração na empresa espanhola Grefusa em 2018, uma marca na liderança da categoria de snacks com mais de 90 anos de história em Espanha, a Frutorra tem conseguido reforçar o seu compromisso com a inovação, qualidade e melhoria contínua dos seus processos. Esta integração é crucial para agarrar a oportunidade para expandir o portefólio da marca, ao incluir produtos em novas categorias como os snacks, pipas, milhos e mixes.
Em entrevista à Marketeer, João Fernandes, administrador da Frutorra, fala sobre a distribuição da nova gama de snacks e partilha as suas expectativas para o mercado português, destacando a crescente procura por opções mais saudáveis e práticas, tendência que a marca está a acompanhar de perto para responder às necessidades dos consumidores.
O mercado de snacks tem registado um crescimento significativo nos últimos três anos, em particular no segmento de snacks de especialidade, com resultados de vendas bastante positivos. Para João Fernandes, «a categoria de snacks está em visível crescimento e este era o momento de apanhar a onda e entrar com uma presença forte». A Grefusa tem a particularidade de já ter eliminado de todos os seus produtos o óleo de palma, substituindo-o por óleos mais saudáveis, o que torna os seus snacks ainda mais apelativos para os consumidores.
O administrador explica que o mercado actual carece de produtos inovadores e diferenciados, tanto em formato como em sabores e texturas. Neste sentido, a estratégia da Frutorra passou por seleccionar os produtos mais vendidos pela Grefusa em Espanha, assim como aqueles que se distinguem pelo seu formato e sabor, distribuindo-os em supermercados. Isso porque os consumidores apreciam as novidades e têm interesse em experimentar novos produtos.
Em relação aos snacks mais populares em Espanha, João Fernandes destaca o Papa Delta como o «produto estrela», com mais de 16 milhões de unidades vendidas no ano passado. Outro destaque vai para os Gublins, conhecidos pelo seu formato de taça e sabor a barbecue, feitos à base de milho e ricos em fibra. Também à base de milho, estão os Sticks de Ketchup, com uma textura crocante. Por último, os Boom Tijuana, com um sabor a barbecue picante. Todos estes snacks são livres de glúten e adequados para veganos.
Para o próximo ano, a Frutorra tem como ambição aumentar o seu portefólio com o lançamento de novos snacks salgados. A vontade passa não apenas por dar continuidade à expansão da sua oferta na categoria de snacks e mixes inovadores, mas também diversificar para outras categorias, como as misturas de milho, snacks extrusionados, baked e outras opções orientadas para uma alimentação mais saudável.
A marca pretende, assim, consolidar-se como líder no segmento de snacks, oferecendo opções variadas e alinhadas com as tendências e preferências dos consumidores.
Este artigo faz parte da edição de Outubro (n.º 351) da Marketeer.














