O reels do Instagram é o formato que gera mais alcance

A Metricool apresentou os resultados do estudo Instagram 2024, uma das redes sociais mais activas do mundo. É por isso que os anunciantes, as agências e os criadores de conteúdos se colocam questões como: os reels continuam a ser o formato preferido das marcas e dos utilizadores? Os posts de feed perderam protagonismo?

Os dados do estudo Instagram 2024, realizado pela Metricool, foram utilizados para analisar as tendências actuais no Instagram e tentar responder às muitas questões que as agências e os criadores de conteúdos regularmente colocam. Os dados mostram que os vídeos curtos no Instagram continuam a ser “os reis da passerelle”. São o formato que gera o maior alcance, 37,87%, graças à sua ampla exposição: o feed, a secção de reels e a secção “explorar”. É, por isso, o tipo de publicação ideal se o objectivo for atingir um público mais vasto.

As publicações no feed, imagem única e carrossel estão muito aquém do que o formato estrela da rede social gera, com 17,71%, 26,62% e 14,68%, respectivamente.

Em último lugar estão as “histórias”, que mal chegam a 3,13%, e é um formato que não é recomendado em nenhuma secção, o que penaliza o alcance que pode gerar.

Apesar deste revés, as histórias são o formato mais utilizado pelas marcas: 71,92% das publicações analisadas correspondem a histórias. No fundo, o seu objectivo é diferente: criar proximidade e lealdade com a comunidade de seguidores, jogar com o FOMO (Fear Of Missing Out) e criar conteúdo de forma espontânea.

O envolvimento dos utilizadores com as marcas é uma das métricas que recebe mais atenção e os dados mostram as cartas. Os carrosséis envolvem o público, com uma taxa de envolvimento de 10,15% que excede a das imagens e dos carretéis.

O formato carrossel também é importante para o Instagram, que já aumentou de 10 para 20 slides. As marcas têm em conta este tipo de publicação para contar uma história, fornecendo valor com o conteúdo ou utilizando a imagem e o vídeo no mesmo post para manter a atenção do utilizador.

Embora os rolos tenham a taxa de envolvimento mais baixa, os números são positivos: a taxa de envolvimento aumenta 13,08% em comparação com o estudo anterio,r em todos os tamanhos de conta. Isto é especialmente notório nas contas mais pequenas, com um crescimento de quase 11%.

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