Consumidores online com mais de 65 anos aumentam 240%
Olhando para o consumo pré-pandemia e pós-pandemia, verifica-se que a faixa etária dos maiores de 65 anos surge em destaque quando se fala em mundo digital. A conclusão é do KuantoKusta, segundo o qual o número de pessoas com mais de 65 anos a comprar online cresceu 240%. Além disso, também os seus gastos aumentaram 360%.
«Estes consumidores estão mais modernos, mais digitais e mais actualizados. É um efeito perverso da pandemia que obrigou as pessoas a actualizarem-se e a desenvolverem competências que não tinham até ao momento», explica Sara Sá, da Direcção de Marketing do KuantoKusta.
Apesar de apresentar os piores índices de confiança face ao comércio electrónico e aos pagamentos online, esta faixa etária viu-se obrigada a explorar estas alternativas perante as restrições impostas ao comércio tradicional na primeira fase da crise sanitária.
Só no site do KuantoKusta, registam-se, desde o início deste ano, 898 mil utilizadores com mais de 65 anos, o que representa quase 40% da população total desta faixa etária. No mesmo período de 2019, eram apenas 264 mil os utilizadores a partir desta idade.
«Os consumidores com mais de 65 anos representam agora 13% do total de utilizadores do site, face aos 5,5% de 2019. Temos notado uma confiança clara, e crescente, por parte desta faixa etária em comprar online, em todas as áreas. Se os utilizadores continuarem satisfeitos com as suas compras, a tendência continuará positiva, mesmo no pós-pandemia», vaticina Sara Sá.
Quanto aos produtos mais comprados pelos maiores de 65 anos, os produtos veterinários para cães levam vantagem, ao apresentarem a maior subida de consumo: 690%. Destaque ainda para os perfumes (378%), ração para animais domésticos (300%) e vitaminas (290%).