YouTube aposta em compras a partir de vídeos

Depois do Google e do Pinterest terem apresentado os botões “comprar” para as respectivas plataformas, é a vez do YouTube explorar esta possibilidade. O novo modelo de publicidade disponível para anunciantes compreende anúncios com links integrados que direccionam os utilizadores para as páginas das marcas. Aos anunciantes é cobrado apenas quando alguém clica no anúncio.

Em teoria, qualquer vídeo pode ser transformado numa porta para o site de comércio electrónico de determinada marca. A solução encontrada pelo YouTube parece, ainda assim, ficar atrás das encontradas pelas plataformas concorrentes que permitem aos utilizadores comprarem o produto em que estão interessados sem abandonar a página em que estão no momento.

No blog da Google, proprietária do YouTube, a tecnológica explica que, para não incomodar visualmente os utilizadores mas sim ajudá-los a encontrarem os produtos que mais lhe interessam, os novos anúncios surgem apenas através de um pequeno símbolo no canto superior dos vídeos. Trata-se de um “i” num círculo branco, sendo que, quando se clica, surge uma lista de sugestões de compra. Isto será especialmente visível em vídeos de tutoriais e unboxing.

Artigos relacionados