“You Only Love Once” é o melhor filme de Turismo do Mundo e é português

Portugal conquistou aquele que é considerado o óscar dos filmes de turismo, atribuído pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes e Turismo (CIFFT), com o filme “You Only Love Once” do VidaMar Resort Hotel Algarve. A curta-metragem recebeu o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, com 47 pontos e uma distância de 13 para o segundo lugar.

Filmado maioritariamente no VidaMar Resort Hotel Algarve, o “You Only Love Once” retrata o ambiente de serenidade, conforto, bem-estar, romance e sonho que se vive neste resort de cinco estrelas situado na Praia dos Salgados.

Com produção da Lobby Films & Advertising, direcção criativa e realização de Telmo Martins e argumento de Frederico Pombares, a curta-metragem ganhou nove prémios nacionais e internacionais desde Fevereiro nos principais festivais de cinema e turismo, terminando agora com a atribuição pelo CIFFT do título de Melhor Filme do Mundo, na categoria de Turismo e Serviços. Em competição estiveram todos os filmes produzidos e lançados nos últimos dois anos, dividindo-se os prémios em várias categorias ou tipos de turismo como o cultural, gastronómico, sustentável, entre outros.

Virgínia Saraiva, vice-presidente do Grupo PBH e responsável pelo departamento de Marketing & Comunicação, explicou à Marketeer quais os ingredientes que fazem deste filme um vencedor.

Quais as particularidades deste filme que fazem com que esteja a ser tão reconhecido internacionalmente?

Este filme é produto de uma grande vontade de inovar! Quisemos que o filme fugisse ao tradicional filme de hotel pois é o mote para uma campanha que se pretende original e genuína, na qual o foco principal é o aspecto emocional que envolve cada estadia e não tanto no produto em si. Acredito que tenha sido este factor diferenciador e disruptivo que tenha atraído a atenção e o reconhecimento.

Naturalmente que também não podemos esquecer o mérito de toda a equipa de produção, formada por profissionais de qualidade, desde o argumentista até ao realizador, passando pelos técnicos, que muito se empenharam em dar vida a este nosso projecto.

Qual a importância dos prémios recebidos?

Para nós, “VidaMar Hotels & Resorts”, estes prémios assumem especial relevância pelo reconhecimento internacional da nossa marca. Através deles podemos levar mais longe a diversidade dos serviços que o resort proporciona, a envolvência e o facto de a praia estar a curtos passos de distância. Por outro lado, num ano que foi especialmente duro para todo o sector, esta notícia traz esperança, salientando os atributos que fazem de Portugal um destino único. Esperamos que estes prémios resultem igualmente numa ajuda na retoma de toda a actividade hoteleira para o ano de 2021.

Quais são os objectivos do filme?

Com este projecto pretendemos acrescentar valor e mostrar tudo o que vale e representa a marca VidaMar. Tentamos passar aquela que consideramos ser a verdadeira realidade da indústria da hospitalidade, mostrando uma das muitas histórias de vida que passam pelas nossas portas.

O que se pretende transmitir no filme “You Only Love Once” é alegria, é tristeza, são famílias, crianças e adultos, festas e momentos a dois, saudade e regresso. Mas tudo muito autêntico e real, muito mais do que a visão comercial que estamos habituados a ver retratada num resort. Quisemos retratar todo o ambiente de serenidade que envolve o nosso resort, o conforto, bem-estar, romance e sonho, narrando uma história com reencontro, sob o mote de que devemos voltar aos locais onde fomos felizes.

Num ano particularmente difícil para a hotelaria, que impacto esperam/estão a conseguir junto dos clientes com este filme?

Realmente todo o sector do turismo, e a hotelaria não é excepção, atravessa um período especialmente difícil que, inclusivamente nos levou a encerrar o Vidamar Resort Hotel Algarve durante o Inverno, o que nunca tinha acontecido.

Não sendo o melhor momento para dar início a toda a campanha inspirada no filme, não pudemos fugir aos acontecimentos e ao facto de este ter sido considerado o Melhor Filme do Mundo na categoria Turismo e Serviços, para além dos nove prémios anteriores pelo que, temos e estamos a comunicar a conquista destas distinções. Veríamos com muita dificuldade não tirar partido de um prémio que é considerado o óscar dos filmes de turismo.

Pretendemos, com as acções em curso, envolver os nossos hóspedes habituais com a marca, dando-lhe igualmente mais notoriedade, nomeadamente em termos internacionais. Tal é já mensurável através da performance que as métricas dos nossos canais digitais nos fornecem. No entanto, só após a reabertura do Vidamar Resort Hotel Algarve, em Março, esperamos poder ter uma noção mais real do verdadeiro impacto que o filme teve junto dos hóspedes e clientes.

Quais as próximas apostas, em termos de comunicação da marca?

Estamos neste momento em pleno processo de lançamento de um novo site, mais contemporâneo e intuitivo, e que acompanhe todas as melhorias diferenciadoras que o hotel do Algarve foi alvo, quer nas instalações como na qualidade e personalização do serviço que oferecemos aos nossos hóspedes. O novo site vai igualmente dar “palco” ao filme, através do qual queremos expressamente passar a autenticidade, diversidade e bem-estar que se vive em cada estadia no VidaMar Resort Hotel Algarve.

Veja aqui o filme:

E o making-of do filme:

Lista de prémios conquistados pelo “You Only Love Once” durante 2020:

·         Japan World’s Tourism Film Festival (Japão): BRONZE na categoria de turismo e serviços.

·         Terres Festival (Espanha): OURO na categoria de turismo e serviços.

·         New York Festivals TV & Film Awards (EUA): BRONZE na categoria de turismo.

·         International Tourism Film Festival (Turquia): OURO na categoria de turismo e serviços.

·         The Golden City Gate – Tourism Multimedia Award (Alemanha): BRONZE na categoria de hotel internacional.

·         Silafest’20 – International Festival of Tourism and Environmental Film (Sérvia): OURO, na categoria de turismo e serviços em hotéis e resorts.

·         Filmat (Polónia) – 1º prémio na categoria de turismo e serviços.

·         Art&Tur International Tourism Film Festival (Portugal) – 1º Prémio na categoria Hotéis e Resorts.

·         Amorgos Tourism Film Festival (Grécia) – OURO, na categoria de turismo e serviços.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados