Yahoo e Facebook resolvem guerra de patentes com acordo publicitário

A empresa de serviços de internet Yahoo e a rede social Facebook resolveram amigavelmente uma disputa sobre patentes que durava há cinco meses. A via escolhida foi a distribuição conjunta de publicidade nos dois sites.

O acordo prevê a utilização de licenças cruzadas numa carteira de patentes, segundo um comunicado conjunto das duas empresas, citado pela agência Bloomberg. No âmbito da parceria, as companhias vão procurar soluções para colocar os produtos e serviços dos anunciantes em ambos os sites.

“A Yahoo e o Facebook chegaram a acordo definitivo para lançar uma parceria publicitária destinada a estender os seus acordos de distribuição e terminar com todas as queixas em curso entre as duas empresas, relacionadas com as patentes”, anunciaram as duas empresas.

Na origem da disputa legal esteve um processo apresentado pela Yahoo a 12 de Março contra o Facebook. A empresa, na altura liderada por Scott Thompson (que acabaria por abandonar o cargo de CEO em Maio passado), alegava deter direitos sobre propriedade intelectual que seria vital para o funcionamento da rede social mais popular do mundo. Em causa estariam 10 patentes que abrangiam áreas como privacidade, publicidade e partilha de informação. Na altura, a empresa liderada por Mark Zuckerberg respondeu com uma queixa por infração do uso de conhecimento por parte da Yahoo.

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