Web push: o que é e como pode ser usado?

Há uma ferramenta que permite enviar notificações instantâneas directamente para o browser dos subscritores, sem a necessidade de recolher dados pessoais. Chama-se web push e pode ser encontrado em diferentes tipos de sites – regra geral, associado ao símbolo de uma campainha.

Segundo e E-goi, os produtores de conteúdo e as plataformas de comércio electrónico estão a apostar em web pushes para aumentar tráfego e os níveis de engagement, informando os subscritores sobre novos conteúdos, produtos que são colocados à venda ou promoções. Também pode ser útil para alertar para carrinhos de compras abandonados, por exemplo.

«Web push são pequenas mensagens que vão directamente do seu website para o desktop, smartphone ou tablet dos utilizadores. Mesmo que o utilizador não esteja no seu site ou no browser, ele receberá a notificação. Essa estratégia é usada para garantir que o subscritor volta ao seu site, recuperando-o e gerando tráfego», explica Francisco Leite, Product manager da E-goi, empresa especializada em marketing automation.

A AliExpress, por exemplo, regista uma taxa de abertura 93% maior com notificações web push em comparação com outras notificações de aplicações. Num relatório elaborado pela gigante chinesa, verifica-se também um aumento de 178% na conversão face aos utilizadores que não recebiam essas notificações.

Francisco Leite considera que um dos benefícios desta ferramenta reside na facilidade de subscrição para os utilizadores. «Os utilizadores não precisam de colocar o seu email ou quaisquer dados pessoais para receber avisos do site. Ao aceder à página da marca, haverá uma janela de permissão que pergunta se o utilizador deseja ou não receber notificações daquele site. A partir do momento em que permitir o envio de notificações, a marca possui autorização para mandar as mensagens, que podem ser desactivadas pelo utilizador a qualquer momento, de forma simples e rápida», lembra o responsável.

Como aplicar?

Em blogs e sites de notícias, o web push pode ser utilizado para informar os leitores sobre a publicação de novos conteúdos, para manter uma relação com o público e aumentar o tráfego no site. «Na E-goi, as notificações web push chegam instantaneamente ao browser dos subscritores sempre que um novo artigo é publicado. A automação poupa tempo ao produtor de conteúdo e contribui para que o leitor fique informado com a máxima rapidez e conveniência», aponta Francisco Leite.

Já no caso do e-commerce, o wrb push pode ser usado para anunciar novos produtos à venda no site, fazer promoções, manter os clientes informados e atrair utilizadores anónimos. «Quando o subscritor é identificado, podem ser criadas automações que permitem, por exemplo, enviar notificações de carrinho abandonado ou sugestões de produtos com link para checkout, com taxas de conversão maiores, aproveitando o facto de o cliente ainda se encontrar no browser», explica o Product manager da E-goi.

O mesmo responsável sublinha que os índices de eficácia podem aumentar quando se combina o web push com outras estratégias de comunicação e marketing digital, criando uma estratégia multicanal. Essa combinação pode ser com email marketing, SMS ou landing pages, por exemplo.

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