Vinho do Douro vai estagiar em alto mar a caminho do Canadá
Durante quatro meses, três mil garrafas de vinho DOC Douro vão estagiar a bordo de um navio bacalhoeiro chamado Coimbra. O destino é o Canadá mas a viagem tem regresso marcado ao local de partida. Desta experiência vai nascer o Poseidon, vinho produzido pela Lua Cheia em Vinhas Velhas.
As garrafas partem a 7 de Junho e a promessa é de que, quando voltarem, guardarão um vinho com melhorias significativas na qualidade. A ideia de estagiar quatro meses em alto mar partiu da tradição madeirense de colocar o vinho em barricas a bordo de veleiros.
«O desafio surgiu do Clube de Oficiais da Marinha Mercante, o qual aceitamos de imediato», conta Manuel Dias, proprietário da Lua Cheia em Vinhas Velhas, em comunicado. De acordo com o responsável, «acredita-se que o ‘vinho da volta’, tal como era chamado, ganha características únicas, graças a um envelhecimento precoce, o qual é provocado pelo balanço e pela travessia oceânica».
A iniciativa é promovida pelo Clube de Oficiais da Marinha Mercante em conjunto com a Sociedade Abastecedora de Navios Aveirense e a Empresa de Pesca de São Jacinto (SAVEN).