Verão sobre rodas, miúdos felizes

Por Maria Liquito, country manager da Yescapa Portugal

Verão é sinónimo de calor, descanso e muita diversão. As férias são uma oportunidade única para as famílias passarem tempo de qualidade juntas e aproveitarem ao máximo os dias de calor. De autocaravana, todos rumam, em total liberdade, a novas e improváveis aventuras.

Começa o Verão e coloca-se o dilema: que actividades novas propor aos mais pequenos? Como lhes podemos proporcionar novas experiências e quebrar a rotina a que estão sujeitos todo o ano? As soluções habituais podem revelar-se monótonas e, de certo modo, limitantes, ao focarem-se numa única experiência.

Para um Verão rico em experiências para os mais pequenos, o autocaravanismo é, sem dúvida, sinónimo de diversão garantida. Todos juntos, num espaço confortável, vão poder descobrir novos lugares, usufruir de momentos ao ar livre em locais únicos e passar juntos tempo de qualidade, planeando incríveis aventuras.

O autocaravanismo tem vindo a crescer e a ganhar adeptos, tanto pelas suas inúmeras vantagens, como pelo imenso potencial que Portugal apresenta para a sua prática. Tem-se verificado um aumento na procura de portugueses em experimentar esta prática e a tendência é que aumente nos próximos anos, como igualmente indicado no estudo de Ordenamento para a Prática do Autocaravanismo no Município de Lagos de 2021, que prevê que o potencial territorial do concelho para a prática do caravanismo (autocaravanas e caravanas) aumente 50% nos próximos dez anos.

Sabemos que viajar com crianças requer alguma logística, mas com uma autocaravana ou campervan é possível “viajar com a casa às costas”, dado que é possível equipá-la com o que queremos, mantendo as rotinas de alimentação e hábitos das crianças, ao mesmo tempo que lhes são garantidas múltiplas experiências lúdicas, desportivas, culturais e de lazer, em modo “aventura”.

A autocaravana permite viajar sem restrições de horários, com tranquilidade e flexibilidade, num espaço onde as crianças podem comer, descansar e brincar, permitindo parar durante o trajecto sempre que necessário. Além disso, é uma aventura para crianças de todas as idades, dado que permite uma total adaptação da viagem às suas necessidades.

No entanto, para que tudo corra sobre rodas, é importante atender a algumas questões. Em primeiro lugar, importa escolher o veículo adequado, com as dimensões certas para a viagem e para a família.

Planear a viagem é muito importante, sobretudo quando se viaja com crianças. Mesmo havendo espaço para o improviso, planear o roteiro permite assegurar momentos de diversão e exploração, assim como salvaguardar rotinas e actividades importantes, como as refeições e o descanso, garantindo uma experiência completa e verdadeiramente agradável para todos.

Lembre-se também de planear antecipadamente as refeições e de se fazer acompanhar de actividades, como jogos e livros, para mantê-los entretidos durante os períodos na estrada.

Locais de pernoita e percursos adequados à passagem da autocaravana também devem ser antecipadamente assegurados. Os parques de campismo, por exemplo, apresentam actividades lúdicas que podem ser interessantes e apelativas para as crianças, apresentando-lhes a possibilidade de fazerem novas amizades.

Por fim, o mais importante: a segurança. Verifique que está tudo pronto e devidamente acondicionado e que as cadeiras das crianças estão bem colocadas. Com a autocaravana escolhida, só resta fazer-se à estrada e levar as crianças naquela que poderá ser a viagem das suas vidas.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...