VEJA: Os ténis que são muito mais que o produto

Se ouvir falar em ténis VEJA, pode não associar de imediato à marca. Mas se vir o logo, o V, não demorará a confirmar que são vários os pares que lhe passam todos os dias à frente, nas ruas de qualquer cidade, de 60 países! A marca, que tem milhões de pares vendidos, é um case de construção de notoriedade sem investimento em marketing e publicidade.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Sébastien Kopp e Ghislain Morillion tinham 25 anos e acabado de estudar Economia quando uma visita a uma fábrica, na China, lhes mudou o eventual rumo profissional. Perceberam as implicações do que é a verdadeira globalização, sendo que, à data, trabalhavam para Tristan Lecomte, onde descobriram os princípios do comércio justo e da economia sustentável. De regresso a França, quiseram fazer diferente e reinventar um produto que era ícone da sua geração, os ténis. Em 2004 fundam a VEJA e, desde sempre, com o objectivo de criar ténis em que o produto se aliaria e cruzaria com projectos sociais e materiais ecológicos. 19 anos e milhões de pares de ténis vendidos depois, Sébastien Kopp confirma à Marketeer que tem sido um longo caminho, desde a criação dos primeiros ténis, que «sobem na cadeia de produção, feitos com materiais ecológicos como algodão orgânico ou borracha da Amazónia», adquirida directamente. E, garante, a marca está a crescer em todo o mundo «sem investidores, acções ou publicidade». Apenas e só de forma orgânica!

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Novembro de 2023 da revista Marketeer.

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