Unilever-Fima é o maior anunciante em Portugal. Havas e Carat lideram nas agências

O investimento publicitário em Portugal atingiu os mil milhões de euros no passado mês de Setembro, a preços de tabela. A televisão mantém-se como meio mais relevante para as marcas no mercado nacional, uma vez que responde por 921 milhões do investimento total no período em análise, de acordo com dados do serviço MediaMonitor da Marktest.

A internet surge em segundo lugar, com um investimento de quase 42 milhões de euros, seguindo-se a imprensa e os seus 30,8 milhões de euros. Outdoor (29 milhões), rádio (20 milhões) e cinema (1,3 milhões) são os meios com as fatias mais reduzidas do orçamento.

Os mesmos dados indicam ainda que a Unilever-Fima liderou o investimento publicitário, em Setembro, registando 28,3 milhões de euros no total. Modelo Continente (27,3 milhões), Vodafone Portugal (24 milhões), Altice Portugal (22,9 milhões) e Pharma Continente (19,3 milhões) fecham o top 5.

No campo das agências de publicidade, a Havas Worldwide leva a coroa, rondando os 80,8 milhões de euros. Seguem-se Fuel (57,7 milhões), Partners (53,4 milhões), Wunderman Thompson (45,1 milhões) e Y&R (36,6 milhões).

Já no que às agências de meios diz respeito, a Carat destaca-se com um investimento de 117,1 milhões de euros, no último mês. Arena (116,1 milhões) e OMD (97,2 milhões) completam o top 3, à frente da Initiative (94,7 milhões) e da Wavemaker (81,3 milhões).

Artigos relacionados