Uma festa de Natal sem Pai Natal? É na Serra da Estrela

Não tem Pai Natal, dispensa enfeites de plástico ou outros objectos massificados. O Natal é celebrado na aldeia de Cabeça, em plena Serra da Estrela, de forma ecológica e tradicional: as decorações são todas naturais, feitas pelas pessoas da aldeia a partir de giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras e canas de milho, entre outros materiais que resultam da limpeza das florestas.

Entre 7 de Dezembro e 1 de Janeiro, Cabeça promete ser a aldeia de Natal mais ecológica e típica de Portugal. Já na sua sétima edição, esta festa é organizada pela comunidade, através das colectividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha e do município de Seia. Não há empresas envolvidas, sublinha a organização em comunicado.

“Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições”, indica ainda a organização, apontando para actividades como a missa do Galo, fogueira de Natal, mercado de Natal com produtos regionais e confecção de iguarias no forno comunitário.

O lado mais moderno da festa é assegurado por milhares de luzes LED, que iluminam as ruelas e o casario em xisto de Cabeça. Esta foi, aliás, a primeira aldeia LED do País, o que contribui para a eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono.

Quem visitar Cabeça terá acesso também a um conjunto de actividades paralelas, nomeadamente workshops para aprender a fazer filhoses e rabanadas e oficinas de cosmética natural ou cestaria tradicional. Haverá ainda uma actividade dedicada aos sabores do mundo: residentes estrangeiros que actualmente habitam na região são convidados a dar a conhecer as suas próprias tradições.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Boas Práticas: O foco na experiência dos colaboradores
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift