Uma app para vencer os problemas de comunicação

 vox4all_rsA Microsoft Portugal, em parceria com a Imagina, apresentou a Vox4all, uma aplicação móvel dirigida a pessoas que “devido a perturbações sensoriais, cognitivas, motoras ou mentais estão impossibilitadas de comunicar de forma autónoma”.

O serviço tem como principal objectivo “dotar estes indivíduos de um meio de comunicação capaz de substituir ou complementar capacidades de comunicação insuficientes”, explica a Microsoft Portugal em nota de imprensa. “Facilitar a terapia de pessoas com autismo, paralisia cerebral ou vítimas de um AVC são apenas alguns dos exemplos de aplicação do software, que pretende igualmente promover a integração familiar, profissional, educacional e social destes indivíduos”, acrescenta.

A aplicação funciona com base no princípio das grelhas de comunicação, constituídas por células divididas em linhas e colunas. “Estas células permitem inserir uma série de conteúdos visuais, sonoros e/ou textuais que facilitam a comunicação entre o utilizador e os parceiros de comunicação”, adianta a empresa. Desta forma, por exemplo, sempre que se toca em determinada célula é reproduzido o som que foi previamente gravado para ela. O utilizador poderá ainda criar novas grelhas ou eliminar e modificar as já existentes.

«Este projecto reflecte na íntegra como a tecnologia está ao serviço da sociedade e de todos os cidadãos e como pode ajudar a dar resposta a necessidades concretas e prementes, como é a necessidade básica de comunicar. Acreditamos que desenvolvendo projectos como este estamos a contribuir para uma sociedade mais inclusiva», sublinha Vânia Neto, directora para a área de Educação, Cidadania e Responsabilidade Social da Microsoft Portugal.

A Vox4all está disponível para Windows 8, Windows Phone, Android e iOS.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo