“Um X faz toda a diferença” para a Amnistia Internacional

pobrexa“Um X faz toda a diferença. E no seu IRS, não custa nada” é o mote da mais recente campanha publicitária da Aministia Internacional – Portugal, que apela aos contribuintes para que doem 0,5% do seu IRS à organização, através da sua declaração de rendimentos.

A campanha, que conta com a criatividade da Bazooka, é apoiada por uma série de peças de comunicação em que as palavras “censura”, “pobreza” e “desalojamento forçado” surgem propositadamente mal escritas, com a troca de uma das consoantes pela letra “X”. A campanha conta com um site e estará ainda presente nas redes sociais (Facebook), posters A3, imprensa, folhetos, individuais de restauração, postais, entre outros suportes.

Para além destas peças, foi criada uma aplicação para o Facebook que convida os utilizadores da rede social a escreverem uma mensagem no site da campanha. “A mensagem escrita será então codificada seguindo o mesmo racional das peças de comunicação, e partilhada no mural do utilizador. Os contactos do utilizador que quiserem descodificar a ‘mensaxem’ partilhada, terão apenas de clicar no link que acompanha o post, e que dá acesso ao site da campanha onde surge a mensagem originalmente redigida”, explica a Amnistia Internacional em nota de imprensa.

Os contribuintes que queiram ajudar a Aministia Internacional devem colocar um X no campo 9 do anexo H do Modelo 3 do IRS e colocar o número 501223738 em NIPC.

A campanha conta com o apoio da Carris, da Postal Free e dos restaurantes H3 e Empadaria do Chef.

Artigos relacionados