Um terço das marcas vai fugir das promoções de Black Friday e Natal

Uma em cada marcas de comércio electrónico pretende renunciar às típicas campanhas da quadra festiva, nomeadamente Black Friday, Cyber Week e Natal. No ano passado, apenas 6% não tencionava levar a cabo qualquer tipo de acção promocional associada a estas datas, segundo mostra o estudo “Peak Season2020: predicting e-commerce patterns” da Yieldify.

O estudo tem por base as respostas de 400 marcas dos EUA e Reino Unido, sendo que a maioria apresenta uma atitude pessimista em relação aos resultados da época festiva: apenas 45% prevê ultrapassar o desempenho do ano passado. Em 2019, 90% esperava ter melhores resultados do que em 2018.

Do lado dos consumidores, a realidade é outra. Embora um terço das insígnias não esteja a planear campanhas especiais, 34% dos consumidores pretende aumentar os seus gastos este ano. No sentido inverso, somente 18% apertará os cordões à bolsa.

O mesmo estudo revela também que a proporção de compradores cujos gastos acontecem maioritariamente ou exclusivamente online deverá aumentar 8%. A pandemia de COVID-19 terá uma palavra a dizer nesta mudança de comportamentos, com 52% dos inquiridos a afirmar que se irá manter leal a plataformas descobertas recentemente.

«O apetite dos consumidores é maior do que nunca e a competição por esta procura poderá ser mais calma este ano: com tácticas fortes, como personalização, as potenciais recompensas são enormes», garante Waleed Al-Atraqchi, CEO da Yieldfy, citado pelo The Drum.

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