Ukbar Filmes integra movimento europeu a favor da igualdade no audiovisual

A Ukbar Filmes é a primeira produtora portuguesa a assinar o Gender Equality Charter, manifesto desenvolvido pelo European Producers Club (EPC) que visa sensibilizar para a desigualdade que existe no sector audiovisual/cinematográfico. O objectivo é chamar a atenção das empresas para a importância de implementar medidas que garantam igualdade de salarial, mas também de oportunidades de trabalho.

O Gender Equality Charter ambiciona a redução de preconceitos na indústria, “quer no lado humano, quer no lado ficcional das próprias obras”, segundo explica a Ukbar Filmes em comunicado.

A produtora, responsável por projectos como “A Crónica dos Bons Malandros” ou “A Espia”, adianta ainda que dados dos últimos anos evidenciam desigualdades sistémicas e falta de mecanismos para combater o assédio e a discriminação. Na sua perspectiva, os agentes culturais devem assumir um papel de peso na resolução do problema, uma vez que são responsáveis por criar conteúdos que influenciam o público.

“Como produtora portuguesa e europeia, acreditamos que devemos combater activamente esta falta de equidade e por isso aceitamos dar um passo numa perspectiva de futuro que pretende ser mais justa, mais inclusiva e verdadeiramente transformadora”, aponta a Ukbar Filmes.

Depois de, no ano passado, ter atingido a igualdade de género nos postos de trabalho da produtora, a Ukbar Filmes traça agora outros objectivos: quer igualdade também nas equipas de rodagem, por exemplo. Além disso, planeia desenvolver acções para sensibilizar as equipas sobre as melhores práticas anti-esterótipos de género, sociais, raciais e sexuais on set e em fase de escrita.

A Ukbar Filmes compromete-se ainda a implementar procedimentos para uma melhor detecção de comportamentos abusivos, de assédio ou descriminação. Por fim, a produtora quer apostar mais, este ano, em projectos liderados por realizadoras.

Artigos relacionados