Todos os 70 mil produtos da Unilever serão biodegradáveis até 2030

O gel de banho Dove, a maionese Hellmann’s e os gelados Ben & Jerry’s serão, no espaço de uma década, totalmente biodegradáveis. Até 2030, a Unilever pretende tornar todos os seus produtos masi amigos do ambiente, garantindo que as embalagens se decompõem facilmente caso não acabem no caixote do lixo ou ecoponto.

Segundo adianta a CNN, serão cerca de 70 mil os produtos abrangidos por este plano, que envolve a colaboração com parceiros externos. De acordo com a multinacional, dois mil milhões de pessoas utilizam os seus artigos todos os dias, pelo que o impacto desta transição deverá ser significativo.

A Unilever compromete-se também a divulgar publicamente a quantidade de dióxido de carbono decorrente da produção das suas marcas, sendo que o objectivo é tornar-se carbonicamente neutra até 2039. Este esforço envolverá todos os fornecedores (cerca de 60 mil a nível global), uma vez que também eles terão de deixar claro o impacto ambiental das matérias-primas que fornecem.

Estes dados poderão, depois, ser divulgados nos rótulos dos próprios produtos ou numa plataforma online. Porta-voz da Unilever esclarece que ainda não estão decididos todos os detalhes.

Ainda com o planeta debaixo de olho, a Unilever anunciou esta semana que irá investir mil milhões de euros num fundo do clima e da natureza, focado em questões como a reflorestação, protecção da vida selvagem e preservação da água.

Artigos relacionados