TikTok acusado na Europa de permitir “publicidade escondida” dirigida a crianças

O BEUC, grupo europeu de defesa dos consumidores, submeteu uma queixa oficial contra o TikTok junto da Comissão Europeia. Com base numa nova investigação desta organização, a rede social chinesa estará a infringir vários direitos dos utilizadores, além de não tomar as medidas adequadas para proteger as crianças daquilo que descreve como “publicidade escondida”.

Segundo o BEUC, o modelo de publicidade do TikTok contribui para a proliferação de “marketing escondido”, uma vez que os utilizadores são, muitas vezes, incentivados a participar em desafios com hashtags associados ou criados por marcas e através dos quais acabam por criar conteúdos que promovem produtos específicos. “Como influenciadores populares são frequentemente o ponto de partida para esse tipo de desafios, o propósito comercial é habitualmente mascarado”, aponta a organização no seu site.

O BEUC considera ainda que o TikTok também não protege os mais novos de conteúdos inapropriados para a idade e que podem estar a apenas alguns “scrolls” de distância.

A queixa apresentada abrange ainda outras áreas onde o TikTok estará a levantar alguns receios. Segundo o BEUC, vários dos termos que constam nas condições de utilização da plataforma são injustos, pouco claros e ambíguos. O mesmo acontece com os direitos de utilização dos conteúdos partilhados, que garantem ao TikTok a possibilidade de usar, distribuir e reproduzir os vídeos dos seus utilizadores sem remuneração associada.

O BEUC aponta também para práticas enganadoras relativamente ao processamento dos dados recolhidos. “O TikTok não informa com clareza os seus utilizadores, especialmente de forma a que seja compreensível para crianças e adolescentes, sobre quais os dados pessoais que são recolhidos, com que propósito e por que razão legal”, escreve a organização.

Segundo Monique Goyens, directora-geral do BEUC, o TikTok transformou-se numa das aplicações mais populares da Europa em apenas alguns anos, mas está a desapontar a sua base de utilizadores ao violar os seus direitos.

«As crianças adoram o TikTok mas a empresa não as protege. Não queremos os nossos jovens expostos a publicidade escondida e transformados, sem saberem, em cartazes quando estão apenas a tentar divertir-se», explica a responsável.

Além da queixa junto da Comissão Europeia, o BEUC informa que organizações de consumidores de 15 países já alertaram também as autoridades locais e solicitaram uma investigação à conduta do TikTok.

Artigos relacionados