Thumb Media e ADRA apresentam webserie com as histórias de 10 pessoas sem-abrigo

“Histórias por Contar. Experiências e incoerências da condição dos sem-abrigo” é o mote de um projecto de comunicação que visa sensibilizar os portugueses para a comunidade de pessoas sem-abrigo no País e para as dificuldades que enfrentam. Desenvolvido pela organização não-governamental ADRA, em parceria com a Thumb Media, consiste num conjunto de 10 vídeos que serão lançados semanalmente no YouTube.

Segundo Miguel Sabino, da Thumb Media, as oportunidades que as plataformas digitais oferecem são transversais a todas as áreas da vida e podem ser usadas também para chamar a atenção para temas como este. «É importante que os conteúdos nos possam divertir, entreter ou ajudar a passar um momento descontraído. Mas é igualmente importante que eles possam também servir propósitos e causas relevantes na sociedade», aponta o responsável.

Em comunicado, Miguel Sabino conta que a utilização do YouTube para um projecto deste género já era algo que vinha a ser pensado há algum tempo e que esta foi a oportunidade de passar da ideia à acção.

Fortalecer os direitos humanos através da desconstrução de estereótipos relativos à população em situação de sem-abrigo e contribuir para o reforço da coerência das políticas na mitigação do fenómeno dos sem-abrigo são os principais objectivos do projecto. Para isso, foram também convidadas a participar quatro instituições de ensino superior, que têm um papel activo na partilha de materiais nas redes sociais e no desenvolvimento de soluções.

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve são as instituições parceiras.

Está prevista também uma campanha de informação e sensibilização dirigida à generalidade da população portuguesa, com base nos 10 vídeos no YouTube mas também 18 infografias.

Cármen Maciel e Beatriz Braga, da ADRA Portugal, consideram que ter um parceiro como a Thumb Media garante a «capacidade de inovação na forma de abordagem, divulgação e disseminação das actividades junto da população».

«Poder contar com apoio técnico especializado não só contribui para a profissionalização da nossa acção, como também permite a criação de uma ‘pegada digital’ positiva, que dá visibilidade a pessoas em contextos vulneráveis e promove a educação para a cidadania, sensibilizando as pessoas para as diferentes dimensões em torno das desigualdades», apontam ainda as representantes da organização.

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