Também “clica” mais ao sábado?

finger-redimensionadaOs anúncios colocados no Facebook têm mais sucesso no final da semana, com destaque para os sábados. Já segunda-feira é o dia menos popular, chegando a registar uma taxa de cliques em anúncios 12% menor, comparativamente com o sábado, por exemplo. A conclusão é de um estudo da TBG Digital, empresa especializada em anúncios na rede social de Mark Zuckerberg.

A TBG Digital explica que a diferença entre taxas de cliques entre segunda-feira e sábado pode estar relacionada com os movimentos de oferta e procura, bem como com as alterações na forma como os utilizadores recorrem à rede social durante a semana.

Como avança a Exame brasileira, quando há mais tráfego no Facebook, mas o mesmo número de anunciantes a fazer publicidade, a frequência de anúncios exibidos por pessoa pode aumentar. No entanto, frequências mais elevadas resultam, geralmente, em taxas de cliques mais reduzidas.

Outra das justificações possíveis para o reduzido número de cliques à segunda-feira pode ser o facto de os utilizadores que visitam o Facebook nesse dia estarem mais interessados em navegar pelo feed de notícias e pelas páginas de fotografias dos seus amigos, talvez por estarem a visitar a rede social nos intervalos de trabalho, aulas ou outras actividades. Estes cenários tornam os utilizadores menos propensos ao impacto dos anúncios. O tempo livre ao sábado, por sua vez, estimula o comportamento inverso, tornando os utilizadores mais receptivos à publicidade.

O estudo da TBG Digital foi feito com base no CTR- Click-Through Rate – ou seja, o número de cliques recolhidos por um anúncio, dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido – de 66 mil milhões de inserções veiculadas de Janeiro a Março deste ano.

 

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