Tabaqueira: O caminho para um futuro sem fumo

No passado mês de Novembro, foi apresentado em Lisboa o Relatório de Sustentabilidade da Tabaqueira relativo ao ano de 2021. A subsidiária portuguesa da Philip Morris International (PMI) tem vindo a passar por uma grande transformação nos últimos anos, com a introdução de novos produtos de tabaco e tecnológicos, que visam a construção de um futuro sem fumo.

Na mensagem de Marcelo Nico, director-geral da Tabaqueira, patente no Relatório de Sustentabilidade, pode ler-se que «as prioridades passaram por proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e respectivas famílias, garantir a manutenção da cadeia logística e o crescimento da actividade, apesar das ameaças impostas pela conjuntura e, naturalmente, responder de forma comprometida e empenhada, como tem sido apanágio da empresa, às necessidades da sua comunidade mais alargada: fornecedores, clientes, parceiros de negócio e populações locais».

De acordo com o director-geral da Tabaqueira, este processo de mudança tem sido integrado não apenas no desenvolvimento de novos produtos, mas em todos os aspectos do negócio. O objectivo, no futuro, é um «mundo livre de fumo, sem cigarros». Segundo dados da Tabaqueira, no final de 2021, mais de 15 milhões de fumadores adultos em todo o mundo já tinham mudado dos cigarros convencionais para produtos sem combustão e sem fumo. Em Portugal, são já 400 mil os fumadores adultos que fizeram esta transição.

Marcelo Nico afirma que esta alteração do paradigma «só é possível porque colocámos a sustentabilidade no centro do nosso negócio. Na verdade, significa uma oportunidade de inovação, de crescimento e de geração de valor a longo prazo. Valor com propósito e orientado para o impacto positivo – económico, social e ambiental».

Ao longo dos últimos 11 anos, a fábrica da Tabaqueira, em Albarraque, afirma ter reduzido a sua pegada carbónica em 74%, através da implementação de diversas iniciativas de redução de emissões de carbono e obtendo a certificação PAS 2060. Esta estratégia incluiu, em 2021, um investimento de 1,5 milhões de euros, a instalação de uma central fotovoltaica com a capacidade produtiva de 1 MW, que permitiu a incorporação de energia eléctrica para autoconsumo da fábrica, além da alimentação de postos próprios de carregamento de veículos eléctricos e híbridos que integram a frota da Tabaqueira. Neste processo foi ainda incluída a renaturalização de uma ribeira no perímetro da fábrica, implicando a replantação de árvores.

Destaca-se ainda o facto de a fábrica da Tabaqueira ser a primeira em Portugal a ter a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS), que reconhece a gestão sustentável da água e permitiu reduzir o seu consumo em 42%.

E porque não é só da questão ambiental que se faz uma empresa sustentável, a Tabaqueira orgulha-se de ter alcançado o objectivo global para o equilíbrio de género traçado pela PMI – 40% de mulheres em cargos de gestão – ainda antes da casa-mãe. Já hoje, 42% das funções executivas da subsidiária portuguesa são ocupadas por mulheres. Adicionalmente, é a primeira empresa global e nacional certificada por garantir a equidade salarial em homens e mulheres que ocupam as mesmas funções. No total, a Tabaqueira integra hoje quase 1300 colaboradores, tendo criado 300 novos postos de trabalho nos últimos anos fortemente marcados pela pandemia.

INDICADORES COM IMPACTO SOCIAL NOS CONSUMIDORES

2021 foi um ano de crescimento para a PMI no que diz respeito à Investigação e Desenvolvimento (I&D), tendo em vista um futuro sem fumo. No seu Relatório de Sustentabilidade, a empresa anuncia ter investido 566 milhões de dólares, em comparação a 495 no ano transacto e 465 em 2019. Também as patentes da PMI concedidas em jurisdições IP5 relativas a produtos sem fim aumentaram para 1700, face às 1300 obtidas em 2020 e às 740 em 2019.

Outro indicador importante para a empresa é o número de estudos concluídos sobre produtos sem fumo, que permitem avaliar o seu impacto na saúde dos consumidores. Em 2021, tinham sido concluídos 203 estudos de avaliação toxicológica (em 2019, eram 109; no ano seguinte, 146) e 24 estudos de avaliação clínica (face a 19, em 2019, e 22 em 2020).

Para o desenvolvimento do negócio dos produtos de tabaco sem fumo, a PMI está também a aumentar o número de pontos de venda IQOS em Portugal, que já eram mais de 3000 no final do ano passado, um salto significativo face aos mais de 2000 no ano anterior e os mais de 1200 em 2019.

A maior disponibilidade de produtos representou também um aumento do número de utilizadores de produtos IQOS no nosso país em 2021 – mais de 300 mil, em comparação a 250 mil em 2020.

Para 2025, a empresa anuncia como objectivos «maximizar o acesso aos produtos sem combustão e sem fumo, prevenindo o uso não intencional por menores e eliminando progressivamente os cigarros»; e ainda «comercializar e apostar na substituição de cigarros por alternativas, cientificamente substanciadas, sem fumo e combustão, com o aumento da sua representatividade e do número total de utilizadores».

O IMPACTO DO PRODUTO NO MEIO AMBIENTE

No que diz respeito a acções da PMI com impacto do produto no meio ambiente, o Relatório de Sustentabilidade refere que, em 2021, foram distribuídos 39 mil cinzeiros portáteis, face a 5022 em 2020 (um ano atípico devido ao impacto da pandemia) e 36 mil em 2019.

Do mesmo modo, a empresa realizou diversas campanhas de sensibilização – Praia de Santo Amaro de Oeiras, Dia Mundial da Conservação da Natureza em Sintra, Dia Mundial da Limpeza em Sintra, a campanha “A Praia não é um cinzeiro” em 21 praias de todo o País, incluindo Açores, e o Movimento Nacional Bravos Heróis.

O relatório refere ainda a Transposição da Directiva Plásticos de Utilização Única, que consiste na aplicação de requisitos de marcação de embalagens de produtos de tabaco com filtros antes da data estipulada pela Directiva e pelo Regulamento de Execução, 3 de Julho de 2021. Por outro lado, o Programa CIRCLE, nos últimos anos, permitiu a recolha de 18 toneladas de resíduos não perigosos de equipamentos e materiais.

O Roteiro 2025, no que diz respeito à componente ambiental, tem por objectivo «reduzir o desperdício pós-consumo e prevenir o lixo através da implementação abrangente de programas de prevenção da eliminação indevida de resíduos de filtros». É também objectivo da empresa «adoptar princípios do ecodesign e da circularidade em todos os dispositivos electrónicos associados aos produtos livres de fumo».

COLABORADORES, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

No que diz respeito aos colaboradores, a PMI aumentou drasticamente o número de acções de formação em 2021, atingindo as 6397, comparativamente a 3590 no ano anterior e 995 em 2019. Também o número total de trabalhadores aumentou no ano passado, para 1221, contra 1024 em 2020 e 934 em 2019.

Na subsidiária portuguesa, existiam no final do ano passado 33 nacionalidades diferentes de colaboradores: mais cinco do que as que a empresa já tinha nos dois anos anteriores.

O Relatório de Sustentabilidade refere ainda a percentagem de 42% de mulheres em cargos de gestão, um número que desceu ligeiramente face a 2020 (44%) e 2019 (47%) devido à «localização de centros de funções globais na Tabaqueira, como são exemplo o estabelecimento e expansão do Centro de Excelência de Finance e o IT Hub, entre outros. Apesar da redução, a Tabaqueira continua a manter a paridade em termos de cargos de gestão a nível local – colaboradores que desempenham funções para o mercado português, incluindo a fábrica.

Também no ano passado registou-se uma diminuição do total de acidentes de comunicação obrigatória (excluem-se aqueles que só tiveram danos materiais) para 0,47, face a 0,50 em 2021 e 1,55 em 2019.

Para 2025, a empresa tem por objectivo continuar a promover um local de trabalho qualificado e inclusivo. E ainda «fomentar uma diversidade cultural que promova a equidade e a inclusão, proporcionando acesso à aprendizagem ao longo da vida a todos os nossos trabalhadores, e melhorar a representação de género na gestão a nível local».

O impacto das operações da empresa no meio ambiente é outro dos temas referidos no Relatório de Sustentabilidade, a começar por uma redução das emissões de CO2 para 4205 toneladas em 2021, comparativamente a 4608 no ano anterior e 4715 em 2019.

Por outro lado, a PMI refere reduções no consumo total de energia dentro da organização, no consumo de combustíveis não renováveis e no consumo de electricidade. Também o volume de água consumida na fábrica da Tabaqueira reduziu ligeiramente de 2020 (30,7 m3) para 2021 (30,4 m3), mas muito significativamente se o compararmos com 2019 (50,8 m3).

Os objectivos referidos no relatório para 2025 são: «Alcançar a neutralidade carbónica nas nossas operações e acelerar a nossa descarbonização em direcção a net zero em toda a nossa cadeia de valor»; e «promover a preservação da natureza, incluindo a biodiversidade com enfoque nos desafios críticos da água».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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