Sport Zone: «Digital não é só venda online e, por isso, digitalizamos também as nossas lojas físicas»

A Sport Zone é uma das marcas a apostar numa campanha de Black Friday que se estende por todo o mês. Em vez de esperar até dia 27 de Novembro, a retalhista de desporto da Sonae decidiu promover descontos e condições especiais logo no dia 2, apresentando novas ofertas a cada semana e um foco especial na loja online.

«Este ano veio, como sabemos, acelerar e generalizar as compras online, pelo que focar a Black Friday no digital acabou por ser uma consequência natural», conta Jorge Simões, director de Marketing e eCommerce da Sport Zone. Em entrevista à Marketeer, sublinha que o digital é um canal que já vem sendo trabalhado pela marca ao longo dos últimos anos e que 2020 só reforçou a importância do mesmo.

Além de criar diferentes promoções, a estratégia da Sport Zone passa ainda por disponibilizar serviços que ajudem a responder às novas necessidades dos consumidores – desde venda por telefone ou whatsapp a recolha de pedidos online sem entrar na loja e, ainda, entrega via drive-in.

Jorge Simões explica qual a motivação da Sport Zone por detrás destes serviços e conta como estão os portugueses a aderir aos primeiros dias de Black Friday. Acompanhe a entrevista completa em baixo:

Este ano, a Black Friday será mais digital do que nunca? Porquê?

A aposta no digital da Sport Zone não vem de agora, já temos vindo a trabalhar este canal nos últimos anos, até porque o nosso consumidor assim o exigia. Este ano veio, como sabemos, acelerar e generalizar as compras online, pelo que focar a Black Friday no digital acabou por ser uma consequência natural. Preparamos uma campanha muito completa e apetecível para a Black Friday e queremos garantir que ela chega a todos os nossos clientes, para que tenham a máxima agilidade e segurança no momento da compra.

Mas digital não é só venda online e, por isso, digitalizamos também as nossas lojas físicas. Hoje, pode comprar por telefone ou por WhatsApp directamente numa loja física. Pode comprar e pagar sem entrar em loja de forma segura.

Consideram que esta será uma estratégia seguida pela generalidade das marcas?

Diria que sim, é uma estratégia natural, face à conjuntura em que vivemos actualmente. E, mais do que algo definido pelas marcas, é algo que resulta de uma realidade do consumidor. É o consumidor e as suas novas formas de olhar para o retalho que estão a acelerar o digital.

O que levou a Sport Zone a apostar num mês inteiro de campanha, em vez de apenas um dia ou uma semana?

Temos uma variedade imensa de categorias e produtos na Sport Zone e sentimos que tínhamos a oportunidade de alargar este período temático, para destacar algumas categorias que consideramos estratégicas para o consumidor. Paralelamente, face à situação que o País, vive pareceu-nos melhor para todos fazer o máximo possível para dispersar as promoções ao longo do tempo em vez de as concentrar em um ou dois dias.

Haverá descontos diferentes a cada semana? Qual é a mecânica pensada?

Sim, preparámos um calendário com mini campanhas comerciais distintas semanalmente. Aproveitaremos também para apresentar algumas novidades, sendo a campanha de Black Friday o finalizar de um mês de descontos. Esta última estará em vigor tanto em loja como online e com descontos numa gama mais alargada de produtos.

Os descontos online e em loja serão iguais?

As campanhas das primeiras semanas de Novembro são exclusivas online e contemplam artigos de categorias mais específicas. A campanha de Black Friday propriamente dita terá descontos iguais tanto online como nas lojas físicas e vai começar um pouco mais cedo do que o habitual.

A Sport Zone está a apostar em novos serviços para as lojas físicas. São uma resposta a pedido dos consumidores?

Esta nova realidade em que todos vivemos trouxe-nos novos hábitos e o que fizemos na Sport Zone foi criar serviços que permitem aos nossos clientes continuar a comprar de forma segura e cómoda. Nas lojas físicas, a adaptação de todas as lojas às novas regras de segurança e de distanciamento social e o alargar de serviços de forma a permitir ao cliente comprar de forma segura. Hoje em dia, um cliente pode ir ao site, escolher um produto e enviar o link do mesmo à sua loja de eleição, aguardar a disponibilidade de stock e depois apenas passar pela loja para levantar e pagar o produto… Sem entrar. Em algumas lojas, pode até pedir para a entrega ser realizada no carro.

Estes serviços serão para manter ou são específicos para esta altura de Black Friday?

Fomos criando e lançando novos serviços à medida que fomos percebendo que eles são necessários, alguns foram lançados logo em Junho, não estão apenas ligados à Black Friday. Manter-se-ão enquanto fizerem sentido para o consumidor.

Olhando para os primeiros dias de campanha, que análise fazem da adesão dos portugueses?

Normal. Não estamos a apelar ao consumo nem a incentivar, mas na verdade as promoções que temos criado estão a ter uma aceitação bastante boa por parte dos nossos clientes.

Depois da Black Friday, chega logo o Natal. A estratégia da marca será semelhante?

Sim, vamos ter uma campanha de Natal muito especial, mas que ainda não poderei revelar detalhes.

Que peso têm estes dois momentos no volume de negócios da Sport Zone?

O peso normal para um operador de retalho. O último quadrimestre do ano sempre foi significativo para todos os operadores de retalho e este ano – nisto – não é excepção.

Texto de Filipa Almeida

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