Guia para a Black Friday 2020: onde encontrar descontos sem sair de casa
Este ano, a Black Friday assinala-se no dia 27 de Novembro, mas a pandemia está a fazer com que as marcas reinventem a tradição. Em vez de prepararem campanhas especiais apenas para o próprio dia (ou semana), algumas marcas estão a estender a celebração a todo o mês, de modo a garantir o distanciamento e a evitar filas.
Além de prolongada, a Black Friday de 2020 será também mais digital do que nunca. Uma vez mais, devido às recomendações de isolamento e à imposição do dever de recolher domiciliário, são muitas as insígnias que estão a promover descontos ou outras promoções nas suas lojas online.
Em baixo, por ordem alfabética, estão algumas das marcas que não quiseram ficar de fora de uma das épocas de consumo mais relevantes do ano*:
Alain Afflelou – Óculos graduados com 50% de desconto nas armações e 10% nas lentes e uma redução de 20% no preço de óculos de sol são as ofertas que a rede de ópticas preparou para a Black Friday. A camapnha está em vigor de 20 a 30 de Novembro;
Anjewels – A marca de joalharia Anjewels vai oferecer um desconto de 25% para assinalar a Black Fridar. A campanha é limitada ao período entre 26 e 29 de Novembro e não é acumulável com outras promoções ou benefícios em vigor;
Arcádia – A marca de chocolates entra na onda da Black Friday munida de uma loja online renovada e promoções exclusivas para festejar a novidade, a partir de dia 18. Na semana seguinte, entre 25 e 29 de Novembro, haverá também descontos e ofertas especiais nas lojas físicas, por telefone ou online;
Avon – Durante todo o mês de Novembro, 5% do valor das vendas de uma selecção de produtos Avon reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da APAV. Os artigos em questão, que terão também um preço especial, vão desde batons e cremes de rosto a fragrâncias ou produtos para o banho;
BabyLoop – A plataforma online de compra e venda de artigos de puericultura vai plantar um pinheiro no distrito de Coimbra por cada compra efectuada até dia 29 de Novembro;
Barbour – Até 26 de Novembro, na compra de duas peças a marca oferece um desconto de 30% na no artigo de menor valor. Entre os dias 27 e 29, o desconto é 20% de em todas as peças;
C&A – Entre os dias 23 e 29 de Novembro, a C&A terá descontos até 50% em artigos seleccionados, em todas as suas lojas de Norte a Sul. Durante o resto do mês, haverá promoções adicionais (50% desconto no segundo par de calças de mulher e homem, até dia 15, por exemplo);
Calzedonia – Entre 23 e 30 de Novembro, a Calzedonia apresenta a Black Week, sinónimo de descontos até 50% em artigos seleccionados. A campanha abrange lojas físicas e online;
Chicco – De 20 a 29 de Novembro, há descontos de 30% em roupa, sapatos e brinquedos. Os blusões, por seu turno, apresentam reduções até 40%, ao passo que a puericultura conta com descontos até 20%. Na Cyber Monday, dia 30 de Novembro, os mesmos descontos aplicar-se-ão somente à loja online;
Choice – Pela primeira vez, a agência decidiu associar-se à Black Friday, oferecendo descontos de 20% até 4 de Dezembro em produtos de comunicação natalícia – postais digitais, publicações para as redes sociais ou banners, por exemplo;
ClubeFashion – Até 27 de Novembro, a plataforma online ClubeFashion celebra a Black Friday com descontos em marcas como Gant, Ralph Lauren, El Ganso. New Balance, Parfois, Lacoste, Casio ou Timberland;
Conforama – Até 1 de Dezembro, a Conforama terá descontos até 70% em todas gamas de produto. Entre os dias 13 e 16, a marca oferece também a entrega ao domicílio de electrodomésticos;
Continente – Até 26 de Novembro, o Continente Online irá realizar a sua primeira edição do Black November. A campanha inclui descontos directos até 50% e promoções exclusivas em categorias como brinquedos, chocolates, cabazes de Natal, perfumes, livraria, artigos de casa ou mobilida eléctrica. No final do mês, haverá Black Weekend (27 a 29) e Cuber Monday (30);
DepilConcept – De 11 a 30 de Novembro, a DepilConcept terá descontos e ofertas para apresentar aos seus clientes, nomeadamente 40% de redução no preço da depilação permanente + oferta de uma avaliação inicial + mais quatros ofertas à escolha (zonas). A promoção é válida na aquisição de packs de sete a 10 sessões de depilação permanente e fotorejuvenescimento;
Dockers – Entre os dias 27 e 29 de Novembro, a Dockers oferecerá 50% de desconto em produtos seleccionados de forma a comemorar a Black Friday. A campanha vai estar em vigor nas lojas Dockers Store NorteShopping e Dockers Outlet Freeport;
easyJet – A 25 de Novembro, a easyJet disponibiliza 100 mil lugares de e para Portugal a partir de 24 euros. A campanha abrange viagens realizadas entre 10 de Dezembro e 30 de Junho de 2021, que devem ser reservadas até 2 de Dezembro deste ano;
Ecco Shoes – A marca de calçado e malas vai ter descontos de 30% em toda a colecção de homem e mulher, até 30 de Novembro. A ideia é permitir que os portugueses possam antecipar as suas compras de Natal;
El Corte Inglés – A partir de dia 23 de Novembro e até 29 do mesmo mês, o El Cortes Inglés terá descontos directos até 40% numa selecção de artigos de beleza, acessórios de moda, casa, desporto, entretenimento, tecnologia e electrodomésticos. Haverá ainda descontos até 60% em artigos do supermercado e do Club Del Gourmet. Clientes com cartão El Corte Inglés terão descontos directos de 20%, entre os dias 23 e 25 de Novembro, em moda mulher, homem, infantil, jovem, lingerie, moda íntima e sapataria, mais 25% em talão para utilizar em compras superiores a 50 euros (28 de Novembro a 2 de Dezembro ou 4 de Dezembro no caso da loja online). De 26 a 27 de Novembro, esta campanha estende a todos os clientes;
Falconeri – A marca de moda do Grupo Calzedonia mais conhecida pelas camisolas de caxemira vai estar com descontos até 70%, entre os dias 23 e 30 de Novembro. A campanha abrange todas as lojas físicas e online;
Foreo – Os fãs da Foreo podem contar com descontos até 35% nos best sellers da marca e, ainda, nos dispositivos de última geração. A campanha vai estar em vigor entre os dias 20 de Novembro e 4 de Dezembro;
Gant – A marca de moda propõe uma redução do preço de até 30% em toda a colecção. A campanha especial de Black Friday estará em vigor tanto nas lojas físicas como online;
Gonçalo Peixoto – Para assinalar o período de Black Friday, a Gonçalo Peixoto está com descontos até 30% na sua loja online;
Grupo Capricciosa – Os restaurantes do Grupo Capricciosa vão oferecer 50% de desconto na carta durante todo o mês de Novembro. Mas, atenção, a campanha especial decorre apenas entre as 19h e as 19h30, nos espaços de Lisboa, Carcavelos e Cascais;
Grupo Cortefiel – Durante três semanas, as marcas Springfield, Women’secret, Cortefiel e Pedro del Hierro vão ter descontos de até 50%. A promoção é válida de 9 a 29 de Novembro, em artigos seleccionados;
Grupo Mercantina – Os restaurantes do Grupo Mercatina vão oferecer 20% de desconto a quem chegar cedo para jantar, entre os dias 24 e 27 de Novembro. A campanha é válida entre as 19h e as 20h e exclui apenas bebidas;
Guess – No dia 27 de Novembro, a Black Friday, a Guess irá cortar em 30% o preço dos seus produtos. Nos dois dias seguintes (28 e 29), o desconto será de 20%;
Impress – A clínica especializada em ortodontia invisível está a oferecer um desconto de 300 euros durante todo o mês de Novembro. Vai também sortear outros prémios, incluindo um iPhone e uma escova de dentes eléctrica, e promover um passatempo no Instagram que oferece a oportunidade a uma pessoa de ganhar um tratamento ortodôntico invisível;
Intimissimi – A Black Week da Intimissimi vai de 23 a 30 de Novembro. Durante este período, as lojas físicas e online terão descontos até 50% em artigos seleccionados. A Intimissimi Uomo, por seu turno, terá reduções de preço até 20% em toda a loja;
Kicks – Este ano, a Kicks recusa-se a assinalar a Black Friday nas suas lojas físicas. Pare prevenir ajuntamentos, todas as promoções irão decorrer online entre os dias 23 e 29 de Novembro. Quem não quiser perder nenhuma novidade poderá subscrever um alerta específico para esta data e ficar a par do que a marca está a preparar em primeira mão;
Lacoste – De 27 a 30 de Novembro, as lojas físicas e online terão descontos de 30%, ficando excluídos polos wall e a colecção National Geographic. De 23 a 30 de Novembro, haverá também descontos até 50% nas lojas outlet – neste caso, ficam de fora a colecção kids e polos;
Lanidor – Já arrancaram os descontos de 30 ou 50% na colecção de mulher da Lanidor. A marca de moda está a promover a campanha “Black Friday Days”, que envolve ainda uma redução de 30% em toda a colecção Lanidor Kids. As condições especiais são válidas em loja e online, até 29 de Novembro;
Lemon Jelly – Há descontos de 30% numa selecção de produtos da Lemon Jelly, entre os dias 27 e 30 de Novembro, com possibilidade de 100 dicas para trocar ou devolver. Os portes são gratuitos para Portugal para entregas em 5-6 dias úteis;
Leroy Merlin – A Leroy Merlin transforma a Black Friday em Green Friday ao oferecer descontos nas gamas de produtos ecológicos, bem como entregas gratuitas, entre os dias 27 e 30 de Novembro;
Luís Onofre – Há vendas privadas com acesso via newsletter ou SMS, entre os dias 23 e 26 de Novembro. A partir daí, e até ao final do mês, o desconto é de 25% na colecção FW20 Galore em modelos selecionados e -50% em colecções antigas (excepto Timeless Classics);
Maria do Pomar – De 27 a 29 de Novembro, o valor do cabaz grande de frutas e legumes da Maria do Pomar tem 20% de desconto, ficando disponível em Portugal Continental por 29,60 euros. Pode ser entregue em casa, sem custos adicionais;
MyIced – Todos os produtos confeccionados a partir de carvão vegetal activado vão ter um desconto de 10%, entre os dias 20 e 30 de Novembro. A campanha abrange crepes, waffles e panquecas, por exemplo;
MO – A MO decidiu antecipar o Natal com descontos directos até 60% em artigos seleccionados, até 30 de Novembro – campanha abrange centenas de produtos e está disponível tanto nas lojas físicas como online. Quem fizer compras neste período receberá ainda um cupão de 25% de desconto em cartão Continente, que poderá ser rebatido numa compra entre 1 e 24 de Dezembro;
Natura – Entre os dias 23 e 29 deste mês, a Natura vai oferecer 20% de desconto na compra de uma peça, 30% na compra de duas ou mais unidades e, ainda, 50% em peças assinaladas;
Nau – O grupo Nau Hotels & Resorts oferece descontos até 35% em estadias até ao final de 2021, em todas as suas unidades hoteleiras. A campanha arranca no dia 23 de Novembro e prolonga-se até 7 de Dezembro: redução de 35% em tarifa não reembolsável ou 25% em tarifa flexível são as opções disponíveis para reservas de férias, ferias ou fins-de-semana a aproveitar até 30 de Dezembro de 2021;
Nintendo – Na Nintendo eShop, a Black Friday é celebrada com descontos até 75% numa selecção de títulos, entre 26 de Novembro e 3 de Dezembro. “The Legend of Zelda: Link’s Awakening” ou “Xenoblade Chronicles: Definitive Edition” para a Nintendo Switch são algumas opções;
Norwegian Cruise Line – Os hóspedes da Norwegian Cruise Line vão poder aceder a 30% de desconto em todos os cruzeiros de três ou mais noites em 2021, para reservas feitas até 27 de Novembro;
Not Yet Famous – A marca portuguesa de t-shirts, óculos de sol e acessórios vai celebrar a Black Friday pela primeira vez com descontos até 40%, entre 23 e 30 de Novembro. A oferta envolvea loja online da Not Yet Famous, mas também as 13 concept stores onde está presente, de Norte a Sul;
Nutri Chance – A marca portuguesa de ração para cão colocou nas mãos dos consumidores a decisão do rumo que a campanha da Black Friday tomaria: 20% de desconto na compra de Nutri Chance, mantendo a doação habitual de um quilo por embalagem vendida; ou quatro quilos doados por cada embalagem vendida, equivalente a uma média de duas semanas de alimentação para um cão de porte médio? Os seguidores da Nutri Chance no Instagram escolheram a segunda opção, que estará em vigor até 30 de Novembro;
Nuwa – No caso da Nuwa, a Black Friday é assinalada com 25% de desconto em toda a loja, entre os dias 26 e 29 de Novembro. A marca que produz peças com recurso a materiais ecológicos apela, porém, para que as compras não sejam feitas por impulso, de forma a reduzir a pegada ecológica;
Óculos para Todos – Entre os dias 27 e 29 de Novembro, a marca oferece o valor do IVA de todas as compras online à Obra Frei Gil, uma instituição de cariz social que apoia famílias vulneráveis;
Perfumes & Companhia – Até 30 de Novembro, a Perfumes & Companhia terá descontos até 35% em mais de 170 produtos. A marca propõe ainda uma redução de 25% no total a pagar em compras superiores a 65 euros. Ficam de fora algumas lojas, nomeadamente outlets;
PlayStation – Entre 27 e 30 de Novembro, as subscrições de 12 meses dos serviços PlayStationPlus e PlayStationNow estão com 25% de desconto nos pontos de venda habituais e também na PlayStationStore. Além disso, os comandos DualShock4 vão estar disponíveis por 39,99 euros, entre outras reduções de preço que podem chegar aos 70%;
Praia D’El Rey – O hotel situado nas proximidades da vila de Óbidos vai oferecer descontos de 30% nas reservas de estadias feitas a partir de 1 de Março e até 8 de Julho. A campanha vai estar em vigor entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro;
S.Hotels Collection – Até 15 de Dezembro, há descontos até 40% em reservas directas nas unidades do Porto, Tróia e Lagos da S. Hotels Collection. Com possibilidade de cancelamento gratuito até três dias antes no Porto e até sete dias antes em Tróia e em Lagos, a campanha dura até 15 de Dezembro no para estadias até 30 de Junho de 2021;
Scalpers – No caso da Scalpers, os decontos de Black Friday podem chegar aos 30%, entre os dias 25 e 29 de Novembro. A campanha abrange toda a colecção, nas lojas e online;
Small Portuguese Hotels – A cadeia criou vouchers de oferta para oferecer escapadelas e alguns dias de descanso. Até 2 de Dezembro, na compra de três vouchers, o cliente recebe um de oferta. Além disso, até 6 de Dezembro, os hotéis terão descontos até 30%;
Sport Zone – Um mês inteiro de promoções que privilegiam o canal digital é a proposta da Sport Zone. Todas as semanas, há novos descontos exclusivos online para descobrir, que culminarão numa campanha específica de Black Friday (online e em loja);
Tezenis – Entre 23 e 30 de Novembro, a Tezenis vai estar com descontos de 20% em toda a loja. Numa selecção de artigos, o corte no preço pode chegar aos 50%;
The Body Shop – A marca de produtos de cosmética está a oferecer um desconto de 20% em compras realizadas na loja online, a que se juntam 10% extra na categoria de prendas de Natal para quem faz parte do Love Your Body Club. A oferta já está a decorrer e não há indicação sobre o seu fim;
The Dr. Pure Clinic – A clínica de cirurgia plástica vai oferecer um desconto de 100 euros a quem estiver interessado em duas aplicações full face de Toxina Botulínica (mais conhecida como botox). A campanha estará disponível apenas no dia 27 de Novembro, mas não será a única oferta. Haverá também descontos até 50% em vários protudos, tanto na loja física como na plataforma online;
Tie Breaker – A loja online da Tie Breaker vai estar em modo Black Friday ao longo de todo o mês de Novembro, sendo que as promoções podem chegar aos 55% de desconto numa secção alargada de produtos multimarca;
Top Atlântico – De 27 a 29 de Novembro, a campanha Black Days da TopAtântico oferece descontos até 35%. Estadias de quatro noites passam a estar disponíveis ao preço de três, por exemplo;
Toys”R”Us – A Toys”R”Us vai devolver 40% de todas as compras realizadas no dia 27 de Novembro para que os clientes possam usufruir até ao Natal. O valor é atribuído em dois cupões: um deles com validade de utilização entre 30 de Novembro e 13 de Dezembro e o outro entre 14 e 24 de Dezembro;
Trust – A Trust vai dar descontos até 50% na linha de gaming e home office, de 25 a 30 de Novembro. A campanha inclui produtos como ratos, teclado, colunas ou auscultadores;
Unibanco – Novos clientes do Unibanco podem receber até 200 euros de volta com o cartão da marca da Unicre, nos primeiros 12 meses após a atribuição do mesmo. A campanha está disponível para adesões através do computador, smartphone ou tablet;
Vila Galé – A Vila Galé vai oferecer 15% de desconto na compra dos seus vouchers presente entre 27 e 30 de Novembro, alargando ainda a sua validade para dois anos. Quanto aos vouchers Massagem e Massagem a dois, que podem ser usados nos Satsanga Spa & Wellness dos hotéis Vila Galé, na compra de um é oferecido outro de igual valor (não acumula com o desconto de 15%);
Wonther – Entre os dias 27 e 30 de Novembro, a Wonther não vai oferecer descontos, mas compromete-se a compensar as emissões de carbono associadas ao envio de todas as encomendas;
Worten – Há condições especiais nos artigos vendidos pela Worten até dia 30, tanto no site da retalhista como nas lojas físicas. Além disso, se o cliente comprar um produto e este ficar, entretanto, mais barato, é-lhe devolvida a diferença de valor. Quanto ao prazo de devoluções para os produtos adquiridos agora, estende-se até 31 de Janeiro de 2021;
Zippy – A Zippy é outra das marcas adeptas do conceito de Black Month, tendo preparado diferentes ofertas exclusivas para o mês de Novembro. Não serão, porém, os mesmos descontos todos os dias, pelo que o melhor é estar atento às redes sociais da marca, por exemplo. Em qualquer caso, os artigos podem ser trocados até 15 de Janeiro de 2021.
*Esta lista será actulizada regularmente à medida que novas campanhas forem anunciadas.