Sonae MC cria curso superior a pensar nas competências dos seus colaboradores

A Sonae MC está por detrás de um novo curso superior que nasce no âmbito do plano de formação assegurado pela empresa. A intenção é promover a aprendizagem dos seus colaboradores ao longo da vida, mas também reconhecer a experiência dos mesmos.

O curso de Técnico Superior Profissional em Gestão Retalhista foi criado em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e está totalmente focado no desenvolvimento de competências associadas às novas tecnologias no retalho, ao omnicanal e ao conceito de “customer centric”, preparando os alunos para a evolução do negócio do sector.

Com a duração de um ano, acrescido de seis meses de estágio (no próprio local de actividade), o curso decorre em regime pós-laboral e em formato b-learning (semi-presencial). Segundo é revelado em comunicado, terá como foco o desenvolvimento de competências de 20 profissionais da dona dos supermercados Continente que desempenham funções no âmbito da Gestão Retalhista.

Esta formação irá «também valorizar as suas experiências, já que, por possuírem mais de cinco anos de prática e experiência profissional nesta área de actividade, beneficiarão de um processo de reconhecimento de até 50% da frequência do ciclo de estudos, acelerando a obtenção do respectivo diploma e certificação», explica Vera Rodrigues, head of People da Sonae MC.

A formação permite o aumento das qualificações dos colaboradores da empresa com uma escolaridade ao nível do 12.º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações) para o grau de Técnico Superior Profissional (correspondente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações).

Concluído o curso, os formandos ficarão aptos a coordenar e executar actividades associadas à gestão do comercial de retalho, apoiando também o planeamento, organização e direcção das equipas comerciais, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing.

Este projecto, que se apresenta como o primeiro deste género em Portugal, promove o ingresso tardio de alunos no ensino superior, apontando a uma faixa etária acima dos 30 anos e a profissionais já integrados no mercado de trabalho.

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