Sofia Kousi (Nova SBE): As compras experimentais fazem-nos mais felizes?

Comprar bilhetes para espectáculos ou óculos de sol fará com que nos sintamos mais felizes? A resposta é… depende dos óculos de sol! Onde é que está, afinal, o hedonismo no consumo?

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Fotografia de Paulo Alexandrino

Vários estudos sugerem que gastar dinheiro em compras experienciais face a compras materiais provoca níveis mais elevados de felicidade. Só que, e olhando a dados de 2020, o que se constata é que os consumidores americanos gastara m quase 2 mil milhões de dólares em compras materiais, como seja roupa, jóias, mobiliário ou carros, sendo que este é um número que tem vindo a aumentar desde 2012. Perante este e outros indicadores que apontam no mesmo sentido, há, por isso, quem levante dúvidas se precisamos mesmo de comprar um terceiro par de jeans ou se podemos ou não reparar o nosso telemóvel em vez de ir a correr comprar um novo… E estes foram alguns dos tópicos-base que levaram Sofia Kousi, professora assistente de Marketing no Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center a desenvolver o estudo “A influência primordial do hedonismo na condução da felicidade do consumidor”.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Setembro de 2023 da revista Marketeer.

Artigos relacionados