Siemens testa sistema que acaba com filas de trânsito

Imagine este cenário: está a 200 metros de um semáforo e não está mais ninguém na estrada, por isso, o sinal muda para verde. Parece tirado de um sonho mas está cada vez mais perto da realidade. A Siemens está a testar uma nova tecnologia em Newcastle, em Inglaterra, que permite a comunicação entre os veículos e os semáforos.

O sistema, desenvolvido em parceria com a Universidade de Newcastle e a Câmara Municipal local no âmbito do projecto europeu Compass4D, promete reduzir as filas de trânsito e aumentar a segurança nas estradas. Chama-se “Communicating Cars Initiative” e tem como objectivo “demonstrar os benefícios práticos de sistemas de transporte inteligentes (ITS) e a conveniência da sua utilização no dia-a-dia nas estradas da Europa”, explica a tecnológica em comunicado.

Em teste estão já 12 ambulâncias, dois automóveis elécticos e 20 semáforos localizados nas duas principais vias de tráfego de Newcastle. O sistema faz com que os veículos enviem mensagem de estado aos semáforos aproximadamente 10 vezes por segundo. Estes dados são, depois, transmitidos ao centro de controlo de tráfego que irá analisar a hipótese de alterar a cor do semáforo.

Do lado dos condutores, há uma aplicação acedida a partir de um tablet que mostra a informação enviada pelo centro de controlo. “Assim, podem acompanhar a contagem decrescente até à próxima mudança de sinal e receber recomendações de como melhor adaptar o seu modo de condução às actuais condições de trânsito.”

Artigos relacionados