Samsung abandona site de downloads ilegais

A Samsung e a Coca-Cola decidiram retirar os anúncios publicitários que tinham num popular site vietnamita que permite a partilha ilegal de músicas de artistas ocidentais. O site é o sexto mais visitado do país, que tem 87 milhões de habitantes, dos quais 30 milhões são utilizadores de Internet.

As marcas tomaram a decisão de abadonar o site Zing.vn, que inclui ainda jogos, um serviço de mensagens instantâneas e uma rede social, devido à pressão internacional e local que tem havido para o encerramento do site, avança a agência Associated Press, citada pelo The Wall Street Journal.

Segundo a mesma fonte, a presença de publicidade a produtos de empresas internacionais ajudou, nos últimos anos, à legitimação do site, apesar dos protestos de vários artistas vietnamitas, que acusam o site de lucrar às suas custas. Para além da Coca-Cola e da Samsung, outras marcas como a Canon, a Yamaha, a Intel e a Colgate Palmolive já anunciaram naquele site.

«Nós respeitamos e valorizamos os direitos de propriedade intelectual, e posicionamo-nos contra quaisquer actos que os possam infringir, tais como cópias não autorizadas e distribuição de material protegido», afirmou a Samsung à Associated Press. «Nesse sentido, as nossas peças publicitárias no site Zing.vn foram retiradas», adianta.

Já a Coca-Cola disse que parou de anunciar no site e que irá «investigar as suas práticas antes de tomar mais decisões».

De acordo com a consultora Alexa, 20% dos visitantes do site Zing.vn são estrangeiros, e 60% do tráfego no site corresponde à secção de downloads.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estes 10 benefícios vão ser os mais desejados pelos colaboradores em 2020
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio