Sabia que Compal Essencial se pode comer à colher?

Compal Essencial quer ser a referência de snacks saudáveis de fruta. Por isso, acaba de lançar Compal Essencial à Colher, nem mais que uma mistura com 100% de fruta esmagada e cereais crocantes. O lançamento enquadra-se num reposicionamento global da marca para se afirmar nesta categoria de snacks saudáveis de fruta e surge como uma resposta às alterações do estilo de vida e das opções de consumo da população. Para já, está disponível em três combinações: maçã-limão, pêssego-maracujá e ananás-pêra.

Rodrigo Costa, director de Marketing e Trade Marketing Sumol+Compal para Portugal e Espanha conta o trabalho em curso:

Compal dá mais um passo na sua estratégia de crescimento ao acrescentar a Essencial uma nova referência, para comer à colher. Era fundamental?

Compal Essencial é uma proposta única de doses de fruta líquida que já existe desde 2006. O que decidimos, este ano, foi converter a nossa proposta num snack saudável à base de fruta. Por isso é que a nossa campanha tem também como base que a frutologia chegou aos snacks. Ou seja, o Compal Essencial à Colher veio responder a uma necessidade que existia de maior saciedade…

A proposta é composta por…?

É uma combinação de fruta 100% esmagada com cereais crocantes. Ainda não existia nada assim no mercado e oferece uma alternativa a um momento de consumo cada vez maior, que é o de snacks.

Os cereais só são adoçados com um pouco de mel e nada de açúcar, para poderem manter o perfil nutricional que queremos.

Quando Compal Essencial surgiu no mercado em 2006 foi um caso de sucesso pela sua disrupção. As expectativas em relação a este novo produto são idênticas?

O que conseguimos nestes 13 anos foi estabelecer uma base de consumo para este tipo de ocasiões. Provámos que a fruta também pode ser consumida numa lógica de snacking e não apenas como bebida – como tínhamos nos sumos. Agora, estamos a levar mais longe essa mesma lógica. Entendemos – até pelas pesquisas de mercado que fizemos – que a marca tem elasticidade suficiente para reforçar neste segmento de mercado.

Além de que vai buscar novos consumidores!

O que pretendemos é trabalhar um target mais adulto e crescer aí. Mas sabemos que há uma grande oportunidade no infantil e jovem…

Para já, estão no mercado três variedades de sabor. O objectivo é ir alargando e ajustando?

Para uma gama entrar com força no mercado tem que ter pelo menos dois a três sabores. Nós decidimos entrar com três, temos uma boa distribuição em grande parte desses sabores, a inovação foi muito bem aceite por parte dos nossos parceiros de distribuição e é claro que se o sucesso se comprovar faremos o alargamento necessário.

Já estão com acções no ponto de venda!

O produto já está à venda mas o arranque é hoje com o início de uma campanha que vai trabalhar 360º – televisão, digital, mupis e ponto de venda. Aqui, vai haver toda uma comunicação do rebranding da marca. Ou seja, acompanhando esta evolução houve toda uma reformulação de imagem que foi feita este ano de Compal Essencial e essa renovação de imagem vai chegar aos pontos de venda onde a marca está presente. Seja nos nossos parceiros, como nas nossas frutarias, que são sete pop-ups em estações de metro de Lisboa.

Quais são as expectativas de vendas desta nova referência?

No primeiro ano, o que queremos é conquistar uma quota próxima dos 10% naquilo que entendemos que é o nosso ambiente competitivo, ou seja, soluções de snacking saudável. É um mercado ainda pouco estruturado mas que queremos ajudar a que tenha uma nova dimensão.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

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