Restaurante sueco que aproveita desperdícios vem a Portugal

O ReTaste é um restaurante sueco que encontra no lixo dos supermercados a sua despensa. Idealizado por Ruth Osborne, aproveita os alimentos que as grandes superfícies já não querem e transforma-os em receitas de luxo. O objectivo é combater o desperdício alimentar através da inversão do percurso habitual do sector da restauração.

Dados da Food and Agriculture Organization das Nações Unidas indicam que cerca de um terço dos alimentos produzidos mundialmente para consumo humano é desperdiçado. Nos países desenvolvidos, grande parte do desperdício acontece nas últimas etapas da cadeia valor, nomeadamente retalho, restauração e consumidor final. E é precisamente aqui que o ReTaste actua. ´

Desenvolvido em parceria com os chefs Christofer Ekman e Paul Svensson, o restaurante sugere menus ecléticos e imaginativos, que variam todas as semanas consoante os alimentos recolhidos nos supermercados. Moer pão seco para fazer massa é uma das técnicas utilizadas pelo ReTaste para prolongar a vida dos produtos.

O projecto será apresentado em Portugal no próximo dia 10, no âmbito da Conferência Portugal Saudável. Ruth Osborne vai estar no evento, promovido pela Missão Continente, para dar a conhecer a sua perspectiva sobre cozinha sustentável: a responsável acredita que se trata da evolução natural da gastronomia e não de uma simples tendência.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Primeiro Porsche 911: Uma obra-prima alemã