Resíduos da Escola Electrão valem meia Torre Eiffel

A Escola Electrão, a campanha de sensibilização para a entrega de pilhas, baterias e equipamentos eléctricos para reciclagem, já conseguiu obter mais de seis mil toneladas de resíduos, o que equivale a mais de metade do peso do Torre Eiffel.

A caminhar para a décima edição, a campanha que decorre nas escolhas portuguesas tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem. Por cada tonelada de equipamentos eléctricos recolhidos, cada escola recebe 50 euros. Cada tonelada de pilhas e baterias vale 75 euros. As quantidades recolhidas dão também direito a pontos que podem ser convertidos em prémios, atribuídos com o apoio dos parceiros da campanha.

«Mais do que nunca, o Electrão quer ver crescer os resultados desta acção, não só em relação ao número de escolas envolvidas, mas também no que diz respeito a alunos participantes e, claro, à quantidade de resíduos recolhidos. A pandemia veio mostrar que é urgente mudar os nossos comportamentos», explica Ricardo Furtado, director-geral do Electrão – Recolha e Reutilização.

Quanto a iniciativas neste âmbito, será mantido o quizz “Escola Electrão”, que habilita as escolas a ganhar prémios, e está a ser preparada uma colecção intitulada “Mini-Aventuras Electrão”.

Outra das novidades deste ano será o “Repórter Electrão”, um desafio lançado às escolas, para que incentivem os seus alunos a criar conteúdos criativos que ajudem a criar hábitos de reciclagem.

Artigos relacionados