Reserva do Alqueva fica em segundo lugar em prémio mundial

skyO projecto Dark Sky Alqueva conquistou o segundo lugar do Prémio Ulysses 2013, na categoria de Inovação para Organizações Não-Governamentais.

O Prémio Ulysses é uma iniciativa anual da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas – que está sediada em Madrid, Espanha -, com o objectivo de distinguir as melhores iniciativas promovidas no sector do turismo em todo o mundo. A candidatura do projecto português contou com o apoio do Turismo de Portugal e da Secretaria de Estado do Turismo.

O programa Dark Sky Alqueva resulta de uma parceria público-privada para o desenvolvimento sustentável daquela região, do qual fazem parte os concelhos de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz. O projecto pretende dar à região do Alqueva uma nova vida ao cair da noite, permitindo aos turistas a fruição deste território sob um céu límpido e estrelado. Como tal, foi desenvolvida a Rota Dark Sky Alqueva, onde o turista poderá optar por realizar actividades nocturnas tais como passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, entre outras actividades. “A Rota Dark Sky Alqueva inclui unidades de alojamento, restauração, guias intérpretes e empresas de animação turística que já estão aptos a receber os chamados ‘astro-turistas’”, explica a organização do projecto em nota de imprensa.

«Este galardão é mais que justo e merecido e distingue um dos melhores céus do mundo. O programa Dark Sky Alqueva é actualmente uma boa prática a nível mundial e esse facto enche-nos de orgulho», afirma José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Esta não é a primeira vez que a reserva Dark Sky Alqueva é reconhecida pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas. No início de 2012, em conjunto com a UNESCO, esta organização atribuiu à reserva alentejana o certificado Starlight Tourism Destination, tendo sido assim o primeiro destino no Mundo a obter este estatuto.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)